terça-feira, 7 de abril de 2015

José Eliton Acompanha Ministro da Aviação Civil em Vistoria às Obras do Novo Aeroporto de Goiânia



Presidente da Infraero, Gustavo do Vale também esteve
na Capital nesta segunda-feira (06/04); obras foram oficialmente retomadas
O governador em exercício, José Eliton, acompanhou o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, em vistoria às obras – retomadas oficialmente nesta segunda-feira (06/04) - do novo aeroporto de Goiânia. Na oportunidade, ele falou da expectativa de todos os goianos em relação ao novo terminal de passageiros e citou ainda investimentos do Governo do Estado em construção e ampliação de aeroportos em municípios do interior. “Estamos fazendo, em Goiás, um grande investimento na malha aeroportuária. Em Anápolis, por exemplo, está em construção o segundo maior aeroporto de cargas do País”, destacou.


Durante a vistoria, José Eliton obteve do ministro Eliseu Padilha a confirmação de que o novo terminal entrará em operação em novembro deste ano. Segundo o ministro, as obras totalizam investimentos de R$ 211 milhões. Mas somadas às obras de ampliação da pista, são aplicados, ao final, recursos da ordem de R$ 460 milhões no aeroporto da Capital.

A nova etapa inclui pátio de estacionamento de aeronaves, vias de serviço internas, estacionamento de automóveis e sistemas de controle de acesso, entre outras ações.  O novo terminal terá dois andares e 34 mil metros quadrados, com quatro pontes de embarque (fingers), 23 balcões de check in, 12 elevadores, três esteiras de restituição de bagagem (aumentando a área útil de 80 para 126 m²) e quatro canais de inspeção (raio-x e detector de metais).

O pátio de aeronaves terá área total de 37,5 mil metros quadrados, com onze posições para aviões comerciais regulares, sendo quatro em pontes de embarque. A previsão é de que o atendimento de passageiros, por ano, passe dos 3,3 milhões (em 2014) para 6,3 milhões. Os passageiros também terão à disposição um centro comercial de 60 lojas, além de praça de alimentação com 130 mesas.


Governo Federal
A presidenta Dilma Rousseff garantiu a retomada das obras nesta segunda-feira durante visita dela à Capital, em 19 de março último, para assinatura da ordem de serviço para construção do Bus Rapid Transit (BRT), que atenderá aos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia. “Estamos aqui cumprindo um compromisso da presidenta Dilma, que é o reinício da construção o quanto antes”, afirmou o ministro Eliseu Padilha.
Para Gustavo do Vale, presidente da Infraero, a previsão de entrega do novo aeroporto deverá ser respeitada, já que o cronograma está sendo rigorosamente cumprido. “Até o mês de novembro estaremos com todo esse complexo pronto”, afirmou.

Fotos: André Saddi

Nenhum comentário: