quarta-feira, 8 de abril de 2015

I Encontro de Produção Segura de Hortifrúti de Goiás

CEASA-GO recebe produtores para debater o uso correto e seguro dos agrotóxicos na produção de hortifrúti!


As Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás, em conjunto com o Ministério Público do Estado de Goiás promovem, no próximo dia 08 de abril, o I Encontro – Produção Segura de Hortifrúti de Goiás, no Galpão dos produtores (Pedra) da Ceasa-GO. O seminário tem o objetivo de informar e conscientizar o produtor a fazer o uso racional de agrotóxicos na produção de hortifrúti. O evento tem caráter educativo e visa atingir toda a família do produtor. O uso inadequado dos insumos agrícolas, além de contaminar os alimentos, provoca sérios problemas a saúde do trabalhador. É fundamental envolver todos os elos da cadeia produtiva. É preciso conscientizar o produtor para respeitar os períodos de carência e aplicação de agrotóxicos dentro dos níveis permitidos. O uso seguro e correto do insumo tem reflexo positivo na saúde de todos e na preservação do meio ambiente. Os limites de tolerância são estabelecidos por cultura. Atualmente, ainda existem problemas com o uso incorreto de agrotóxicos que acaba prejudicando a eficácia do produto.

Durante o seminário serão proferidas palestras sobre o uso correto e seguro dos agrotóxicos; manejo integrado de Pragas; impactos no meio ambiente e na saúde; risco de contaminação dos mananciais de abastecimento. Haverá ainda, uma exposição sobre o Projeto RAMA (Rastreamento e Monitoramento de Agrotóxicos). O RAMA foi criado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e visa fazer uma seleção consciente de seus fornecedores para promoção e comercialização de produtos hortifrutigranjeiros com maior controle de qualidade. Será exibido um trecho do Filme: “ O VENENO ESTÁ NA MESA II”, do cineasta Sílvio Tendler. A presidente do Comitê Gestor de Agrotóxicos, Promotora Alessandra Melo Silva, vai apresentar um relatório sobre o monitoramento e ação integrada de fiscalização com análise de resíduos de agrotóxicos dos hortifrútis comercializados na CEASA-GO.

O I Encontro Produção Segura de hortifrúti de Goiás tem a coordenação e realização da CEASA-GO e MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS (MP-GO) e o apoio da AGRODESA, EMATER, EMBRAPA, SES/SUVISA, VISA, MAPA/LANAGRO, UFG, CREA-GO, SANEAGO, AGOS, GOVERNO FEDERAL e GOVERNO DE GOIÁS.

Serviço:

I Encontro Produção Segura de Hortifrúti de Goiás

Data: 08/04/2015

Local: Galpão do produtor (Pedra), Ceasa-GO. BR-153 Km 5,5 JD Guanabara, Goiânia – Goiás

Horário: 8h

Inscrições gratuitas no dia do evento.



Nenhum comentário: