sexta-feira, 17 de abril de 2015

Governo Entrega Cadeiras de Hidratação Para Pacientes com Dengue, que Chegam a 75,2 mil em Goiás

O número de casos de dengue em Goiás chegou a 75,2 mil em 2015, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde. A publicação do boletim veio acompanhada da notícia de que o Governo começou a entregar as 250 cadeiras de hidratação adquiridas pelo Estado para ajudar no tratamento clínico dos pacientes. Elas serão doadas aos municípios. Goiânia receberá 20.

O coordenador de controle de dengue e chikungunya da Secretaria de Saúde, Murilo do Carmo, afirma que o gráfico da doença apresentou queda nas três últimas semanas e acredita que o momento mais crítico já passou. Apesar do prolongamento do período chuvoso, que cria condições favoráveis à reprodução do mosquito Aedes aegypti, Murilo aposta no arrefecimento no número de notificações a partir dos próximos boletins. Ao todo, o Estado vai investir pelo menos R$ 6,15 milhões no combate à dengue em 2015.

Além de entregar cadeiras de hidratação, a secretaria realizou, em parceria com o Ministério da Saúde, curso de Capacitação em Manejo Clínico de Dengue e Chikungunya no dia 1º de abril de para profissionais de Saúde dos 246 municípios goianos e continua a disponibilizar material didático para orientar servidores das prefeituras. O Governo também acompanha, de perto, a evolução dos casos nas 30 cidades onde a dengue avança mais. 

RANKING

A Capital segue absoluta na liderança do ranking de notificações da doença, com 33.038 registros. Na sequência vêm Aparecida de Goiânia (6.350), Anápolis (2.767), Jataí (1.887), Ceres (1.590), Rio Verde (1.334), Mineiros (1.190), Goiatuba (1.145), Goianira (1.072) e Pirenópolis (1.070).

O número de óbitos confirmados chegou a doze, dos quais quatro ocorreram em Goiânia e dois em Aparecida. Brazabrantes, Crixás, Goianésia, Morro Agudo, Rio Verde e Trindade registraram uma morte cada. Óbitos suspeitos são 26 – seis deles em Goiânia, quatro em Aparecida, três em Mineiros, dois em Goianira e um em Alto Paraíso, Caldas Novas, Goiatuba, Iporá, Morrinhos, Nazário, Nerópolis, Novo Gama, Porangatu, Rialma e São Luís dos Montes Belos.

A 11ª semana epidemiológica de 2015 foi, até o momento, a recordista em notificações da doença (8411), seguida pela semana dez (7197) e pela semana 12 (7177). A Vigilância em Saúde alerta que os dados relativos às semanas 13 e 14, por ainda serem muito recentes, ainda podem ser atualizados com registros que os municípios haverão de mandar à Secretaria, com atraso, nos próximos dias.

Nenhum comentário: