sábado, 18 de abril de 2015

Governo de Goiás, Por Meio da SED, Vai Revitalizar Laboratório de Fitoterápicos em Diorama


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), por meio da Superintendência Executiva de Ciência e Tecnologia, investirá em apoio ao arranjo produtivo local (APL) de fitoterápicos de Diorama, na região do Médio Araguaia. A primeira ação será a revitalização do laboratório vinculado à Agrotec, organização não-governamental sem fins lucrativos voltada para a produção de plantas medicinais e de medicamentos fitoterápicos.

Para encaminhar essa iniciativa, o superintendente executivo de Ciência e Tecnologia da SED, Mauro Faiad, se reuniu nesta semana com o prefeito de Diorama, Edison Ferreira; com a presidente da Agrotec, Solange Castro; e com a chefe de departamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Maria Behering. Também participaram do encontro a superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação da SED, Aline Figlioli; a chefe do Gabinete de Gestão, Soraia Paranhos; e os gestores Eduardo Ungarelli e João Marcos Bertoldi.


O Governo de Goiás deve disponibilizar R$ 750 mil para reforma, readequação da estrutura física e aquisição de equipamentos. A Fiocruz, parceira da Agrotec no projeto, é responsável por determinar a especificação técnica dos equipamentos a serem adquiridos. Além da revitalização do laboratório, o projeto prevê a implantação de uma farmácia viva para viabilizar a produção e distribuição de medicamentos fitoterápicos por meio do SUS a pacientes do município.


Além de Diorama, o APL de Fitoterápicos tem como objetivo beneficiar todos os 22 municípios da região do Médio Araguaia, envolvendo também a produção de plantas a serem utilizadas na manipulação dos medicamentos.

Nenhum comentário: