quinta-feira, 16 de abril de 2015

Atlético-MG Perde Para o Atlas no México e Se Complica na Libertadores

O Atlético-MG ficou em situação delicada no grupo 1 da Libertadores, ao perder para os mexicanos do Atlas por 1 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Jalisco. Irreconhecível, o Galo não conseguiu mostrar um bom futebol, sendo até apático em alguns momentos, o que custou a derrota ao time brasileiro, que vai precisar da força do Horto se quiser avançar na competição internacional.

O gol do jogo foi anotado por González, que aproveitou bobeada coletiva da zaga do Atlético-MG para balançar as redes. O resultado complicou de vez a vida dos brasileiros no grupo 1 da Libertadores, que ficam estacionados nos seis pontos, mesma pontuação do Atlas, mas Colo-Colo e Santa Fe já possuem noves pontos.

No outro jogo do grupo, realizado também nesta quarta-feira, o Colo-Colo perdeu em casa por 3 a 0 para o Santa Fe. Apesar da derrota em Santiago, a equipe chilena segue na liderança do grupo 1, mesmo tendo pontuação igual dos colombianos, que levam desvantagem nos critérios de desempate.

Na sequência da Libertadores, o Atlético-MG terá confronto decisivo contra os chilenos do Colo-Colo, no Independência, mas, antes, o Galo terá pela frente o clássico contra o arquirrival Cruzeiro, válido pela semifinal do Mineiro. Já os mexicanos do Atlas vão até a Colômbia para encarar o Santa Fe. 

Atlas venceu em casa e manteve o Atlético fora da zona de classificação (Foto: Hector Guerrero)O jogo – O Atlético-MG iniciou a partida de forma atenta para evitar ser surpreendido nos primeiros minutos. Com essa preocupação, o Galo não conseguiu agredir os mexicanos com intensidade, mas também não foi pressionado, concentrando as ações no setor de meio-campo, com as duas equipes se estudando bastante.



Sem a bola, praticamente todo o time atleticano recuava, com Carlos e Luan marcando a subida dos laterais e com Lucas Pratto também colaborando. Mesmo assim, a primeira chance clara de gol foi do Atlas com cabeçada de Venegas, que obrigou Victor a fazer grande defesa. Esperto, o técnico Tomás Boy pediu aos comandados que forçassem o jogo em cima do alvinegro Patric.

O lateral do Galo costuma sentir em jogos importantes, mas, como Marcos Rocha foi vetado pelos médicos do Galo, Levir Culpi ficou sem alternativas. Com a cobertura dos volantes, o Atlético-MG corrigiu parcialmente o problema e foi ganhando confiança na partida para adiantar os marcadores e começar a incomodar o time da casa.

A grande dificuldade da equipe brasileira no jogo foi a transição do setor de defesa para o ataque. Sem um jogador para armar a equipe, os atleticanos ficaram previsíveis com toques laterais, arriscando a ligação direta em alguns momentos, quase sempre sem sucesso. Nas bolas aéreas, o Atlas mostrou mais eficiência, e Barragán perdeu ótima chance para abrir o placar.

Aos 39, a zaga atleticana deu espaços para González receber excelente assistência e finalizar cruzado, sem chances para Victor, inaugurando o marcador em favor dos mexicanos no Jalisco. Apáticos, os alvinegros fizeram muito pouco no primeiro tempo para um time que precisa vencer para seguir vivo na competição.

O torcedor do Atlético-MG que esperava ver um time mais agressivo na etapa final acabou assistindo a mais do mesmo. A equipe seguiu sem iniciativa e com pouca movimentação, facilitando muito a marcação dos mexicanos. Controlando as ações, a equipe da casa optou por correr poucos riscos, brecando o ímpeto do Galo e atacando sem pressa.

Os visitantes demoraram 12 minutos para criar uma jogada de relativo perigo com uma cabeçada de Edcarlos, que passou sobre o travessão de Vilar. Percebendo que o time não se encaixou na partida, Levir Culpi resolveu mexer, colocando mais qualidade com as entradas de Guilherme e do colombiano Cárdenas.

As alterações também não funcionaram e ainda permitiram ao Atlas crescer no duelo. Aos 32, Medina resolveu arriscar da entrada da área, forçando Victor a fazer grande defesa, no rebote, Álvarez acertou a trave do goleiro atleticano. Na melhor oportunidade dos brasileiros em todo o jogo, o atacante Carlos saiu na cara do gol, mas concluiu a jogada com chute sobre o travessão de Vilar.

No Chile – Ainda na noite desta quarta-feira, os outros dois clubes do grupo 1 se enfrentaram no estádio Monumental, em Santiago. Líder da chave, o Colo-Colo foi surpreendido e perdeu para o Santa Fé por 3 a 0. 
AFP

Em Santiago, Santa Fe surpreendeu o líder do grupo e ficou mais perto da vaga (Foto: Martin Bernetti)A equipe visitante abriu o placar aos 31 minutos do primeiro tempo, quando Paez dominou na direita da área, driblou dois marcadores para o meio e chutou rasteiro, no canto. Logo no início do segundo tempo, aos dois minutos, Omar Perez acertou um belo chute de fora da área para ampliar. Aos 23, Mina ampliou para o time colombiano.



Mesmo com o resultado negativo, o Colo-Colo ainda é o líder do grupo 1, com nove pontos. Já o Santa Fe tem o mesmo número dos chilenos, mas leva desvantagem nos critérios de desempate.

Nenhum comentário: