quarta-feira, 11 de março de 2015

Paraúna Vai Ter Uma Fábrica de Ração Para Peixe

Prefeito Edson Silva com o empresário Jair Rabelo. 
Ao fundo a área onde será construída a fábrica de ração
A cidade de Paraúna que fica a 147 Km de Goiânia, vai ganhar ainda este ano uma fábrica de ração que terá a capacidade inicial de produzir 450 toneladas de ração mês. A instalação da empresa no município foi viabilizada pelo trabalho do prefeito Edson Silva Ferro em parceria com os vereadores da cidade.

As conversas iniciais para levar a industria de ração para a cidade foram iniciadas pelo prefeito de Paraúna, em visitas a empresários em Brasília. Edson Silva  mostrou as potencialidades do município para vários empresários que foram convidados a investir na região.

Após um estudo de viabilidade técnica e econômica, a Nutrirações Industria e Comércio, de propriedade dos empresários Roni Albert e Jair Rabelo, decidiram investir na construção de uma nova unidade produtora de ração na cidade de Paraúna. 

A Nutrirações tem uma unidade produtora de ração para peixe na cidade de Abadiania-GO, com capacidade de produção de 350 toneladas mês. A nova unidade que será construída em Paraúna terá capacidade inicial de 450 toneladas, mas deverá produzir 800 toneladas quando estiverem montadas suas três linhas de produção.

O investimento será em torno de R$ 6 milhões de reais e irá gerar vários empregos diretos e centenas indiretos, já que com a construção da fábrica,  será possível integrar a cadeia produtiva do peixe, assim como hoje é feita a cadeia produtiva do frango.


O produtor irá assinar um contrato de garantia de venda do peixe com o frigorífico Frigoind e receberá a ração e o "juvenil" da tilápia com assistência técnica para produzir peixe com um ciclo de 5 meses. 

Já existe na cidade de Paraúna uma cooperativa de produtores de peixe que está reunido os produtores interessados em incrementar a renda de suas propriedades com a criação de peixe em larga escala.

O peixe produzido com assistência técnica, é como o novilho precoce, tem alta rentabilidade, podendo transformar uma pequena propriedade em uma grande produtora de peixe com renda superior a quem engorda boi ou produz leite. 

A rentabilidade do peixe é melhor que a do leite e da engorda de boi. Os frigoríficos que abatem peixes, estão com dificuldades na sua linha de produção, tendo que importar peixes de outros estados para serem abatidos em Goiás.

A ração representa cerca de 70% dos custos de produção do peixe. Sem a integração o produtor é obrigado a pagar primeiro para receber a ração. Com a integração o produtor primeiro recebe a ração e só faz o pagamento na hora que recebe o dinheiro da venda dos peixes para o frigorífico.

A instalação de uma industria de ração para peixe na cidade de Paraúna deve transformar a região em uma grande produtora de peixe, aumentando a renda dos produtores rurais, fazendo circular mais dinheiro no comércio e fomentando a geração de emprego e renda.

A Nutrirações já protocolou a carta de intenção de instalação da industria em Paraúna. O prefeito Edson Silva encaminhou a Câmara Municipal um pedido de autorização de compra de uma área de 4 alqueires onde serão instaladas 4 grandes empresas.  Os vereadores aprovaram e a Nutrirações deve iniciar as obras em uma área de 48.000 metros quadrados cedida pelo município, logo após a área ser liberada para construção pela prefeitura.

Segundo o empresário Jair Rabelo, a previsão é que a fábrica deverá estar em pleno funcionamento até o final deste ano.

Nenhum comentário: