quarta-feira, 11 de março de 2015

José Eliton Faz Visitas Técnicas a Itegos da Capital


O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton, visitou nesta terça-feira (10/03) duas unidades do Instituto Tecnológico de Goiás (Itego), instituição de educação profissional vinculada à pasta que ele comanda no Governo de Goiás. Nestas visitas, José Eliton teve a companhia do superintendente executivo de Ciência e Tecnologia da SED, Mauro Faiad; da chefe do Gabinete de Gestão de Capacitação e Formação Tecnológica, Soraia Paranhos; e da gerente do programa Bolsa Futuro, Carmem Sandra Ribeiro.



A primeira visita foi no Itego Basileu França, onde o vice-governador foi recebido pelo diretor, maestro Eliseu Ferreira. Lá, José Eliton conversou com professores e alunos, procurando conhecer as necessidades de investimento e a opinião geral daqueles que vivem o dia a dia da instituição. Também assistiu a pequenas apresentações de grupos formados por alunos do instituto. Os bailarinos Paula Nascimento, premiada recentemente em festivais europeus, e Leusson Muniz mostraram uma peça de balé. Também se apresentaram o Coro Sinfônico, o Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e a Banda Sinfônica. O vice-governador disse a alunos e professores que está empenhado no sentido de melhorar a estrutura da Escola e também em ampliar o alcance da bolsa-orquestra, beneficiando alunos de outros segmentos.

Com renomado corpo docente, o Itego Basileu França atende, em média, cerca de seis mil alunos/ano. São oferecidos cursos nas áreas de música, dança, teatro, artes visuais e arte circense. O local tornou-se referência regional e nacional, com vários alunos já tendo alcançado premiações e posições de destaque em outros centros artísticos, inclusive fora do País.


Região Noroeste
O sucesso dos Itegos, que integram a rede estadual de educação profissional, levou o Governo de Goiás a construir novas unidades. Já em fase adiantada, o Itego da Região Noreste de Goiânia, na divisa entre o Jardim Curitiba e o Bairro Floresta, foi visitado também nesta tarde por José Eliton. Segundo o vice-governador, a previsão é de que a obra seja inaugurada no segundo semestre deste ano.


O novo instituto tecnológico tem cerca de 5,7 mil metros quadrados de área construída. O projeto inclui 12 salas de aula, oito laboratórios, auditório para 200 pessoas, biblioteca, refeitório e ginásio coberto, entre outras benfeitorias. Atualmente cerca de 50% da obra já estão concluídos.


Além dos 15 Itegos já existentes, outros estão sendo construídos em Aparecida de Goiânia, Santo Antônio do Descoberto, Mineiros e Valparaíso, além deste na Capital. Cada um tem investimento estimado em R$ 9 milhões.


Fotos: André Saddi

Nenhum comentário: