quarta-feira, 18 de março de 2015

Iquego Terá Tecnologia Chinesa Para Ser a Primeira Fabricante de Glicosímetros no Brasil


O governador Marconi Perillo, a presidente da Indústria Química do Estado de Goiás – Iquego -, Andréa Vecci, o presidente da chinesa HMD Taiwan Inc., Tien Tsai Hsu, assinaram na tarde desta terça-feira, 17, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, contrato de parceria entre o Governo de Goiás e a corporação chinesa HMD Biomedical e a HMD Brasil Comercial, Importadora, Exportadora e Representações para transferência de tecnologia visando a produção de glicosímetros – aparelhos que fazem o monitoramento da glicemia em pacientes diabéticos.

A parceria durará cinco anos e permitirá à Iquego produzir glicosímetros e suas respectivas tiras para a medição da glicemia. Durante este período, a empresa goiana receberá técnicos chineses que promoverão a internacionalização da tecnologia, inclusive com investimentos na Iquego. O retorno financeiro previsto totaliza cerca de R$ 200 milhões para os próximos três anos.

“Hoje, ao assinar contrato com a HMD Biomedical, a Iquego está efetivando a primeira de uma série de Parcerias de Desenvolvimento de Produtos (PDP’s). A Parceria de Desenvolvimento de Produto, firmada entre a Iquego e a HMD Biomedical, tem a chancela do Governo de Goiás e interveniência do Ministério da Saúde”, atestou o governador durante a solenidade.
Com a parceria firmada, o laboratório goiano passa a ser pioneiro na fabricação deste item no Brasil. Atualmente, todos os glicosímetros comercializados no país são importados. O modelo de transferência de tecnologia entre laboratórios públicos e privados foi criado pelo Ministério Público e, no caso da parceria com a empresa chinesa, garantirá à Iquego a comercialização por dois anos do produto produzido pela HMD. A partir do terceiro ano de contrato, o laboratório goiano passará a também produzir o glicosímetro.

Segundo Andréa Vecci, a parceria não terá custos financeiros para o Governo de Goiás, já que a própria HMD fará os investimentos necessários para estruturação da sede em que funcionará a base de produção. “A vantagem é oferecer à empresa privada a entrada no mercado público, porque nós temos o mercado aberto aos laboratórios públicos. Nós podemos vender para qualquer ente público sem passar por processo licitatório. A empresa ganha o mercado público e agora vai ganhar também o mercado privado. Para o Estado nada custa, só agrega. Isso é uma grande vantagem”, garante.

Produção em Goiás

Goiás é o 4º maior polo farmacêutico do Brasil e abriga 3% da indústria farmacêutica nacional. A produção da Iquego é distribuída em todo o Brasil, provendo o Sistema Único de Saúde (SUS) com medicamentos essenciais à atenção básica de saúde, e os considerados estratégicos pela política nacional de saúde, garantindo assim, o acesso gratuito à população.

Dentre os medicamentos produzidos, destacam-se os destinados ao tratamento da AIDS (usado no programa DST/AIDS do ministério da saúde), tuberculose, hanseníase, aparelho digestivo, hipertensão arterial, diabetes, quimioterápicos e antibióticos. Além disso, vem buscando, por meio de parcerias e desenvolvimento, intensificar sua participação na viabilização de medicamentos e produtos essenciais ao Sistema Único de Saúde.

De acordo com Marconi Perillo, a iniciativa segue recomendação do Governo de Goiás com vistas à necessidade de autossustentabilidade financeira da Iquego. “É importante que a Iquego busque formas criativas de alcançar sua autonomia gerencial e financeira, sua sustentabilidade. Este é um passo importante para a Iquego. Com ele, quem sabe em um dia próximo possamos estar aqui falando em inovação tecnológica criada na Iquego, com um fundo financiando pesquisa e geração de novos produtos”, indagou Marconi.



Participaram também da solenidade o vice-governador José Eliton, o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, o presidente do Conselho Diretor da HMD Taiwan Inc., Yung Ping Chia; o diretor da HMD Brasil Ltda., Luiz de Tavares Lacerda Acioly; e o representante da HMD Taiwan Inc. & HMD Brasil Ltda. na América Latina, Ming Chi Shih.

Nenhum comentário: