quinta-feira, 26 de março de 2015

Governo Autoriza Novos Serviços do Ipasgo




O governo do Estado anunciou hoje, no Ipasgo, um conjunto de medidas para melhorar ainda mais o atendimento dos usuários do instituto. Em solenidade presidida pelo governador Marconi Perillo, foi anunciado o reajuste de 50% dos honorários das consultas médicas para os profissionais que aderiram ao sistema de tele-agendamento. Pela central passam cerca de 40% das consultas médicas agendadas pelos usuários do plano.

O governador também determinou a equiparação das tabelas de honorários pagos a profissionais que atuam nas áreas do Ipasgo Saúde Básico (enfermaria) e Ipasgo Saúde Especial (apartamento). Outro serviço lançado hoje diz respeito à saúde da mulher, com a inauguração de uma unidade móvel, montada em sobre uma carreta, para realização de exames de mamografia, ultrassom, indispensáveis para detecção do câncer de mama e de útero.


Ele destacou o profissionalismo da diretoria do Ipasgo, na pessoa do presidente do Instituto, Francisco Taveira Neto. Lembrou que, em 2010, a situação o instituto era de muitas dificuldades. Assim que assumiu o terceiro mandado, em janeiro de 2011, iniciou no órgão um amplo processo de saneamento financeiro, comandado pelo hoje presidente da Saneago, José Taveira Rocha, que teve continuidade com os presidentes Sebastião Ferro e Francisco Taveira. “De uma dívida de 500 milhões de reais com os prestadores de serviço, o Ipasgo hoje é superavitário’, enfatizou.

Marconi ressaltou ainda que o Ipasgo é hoje um dos maiores planos de assistência do País, o maior do Centro-Oeste, com mais de 600 mil usuários. Destacou também que o plano mantém convênio ativo com 100 municípios. “Se as prefeituras procuram o Ipasgo, é porque confiam no Ipasgo”, disse.

Ao saudar as presenças do governador Marconi Perillo e a primeira-dama Valéria Perillo no anúncio dos novos serviços, o presidente do Ipasgo, Francisco Taveira Neto, explicou que as ações fazem parte do esforço da atual gestão de alcançar a excelência no atendimento aos usuários. E só foram possíveis por causa do equilíbrio financeiro conseguido nos últimos anos. “As economias estão sendo investidas integralmente nas melhorais para os usuários”, observou. Segundo ele, novidades estão por vir, com a conclusão das obras de construção do Hospital do Servidor Público e do Centro de Especialidades Médicas.

O Ipasgo conta hoje com 602 mil usuários, se constituindo na maior estrutura de assistência à saúde da Região Centro-Oeste. É também a segunda autarquia do gênero no Brasil, atrás apenas da sua congênere de São Paulo. Para fazer o atendimento em Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição, o Instituto conta com cerca de 4,5 mil credenciados, entre pessoas físicas e jurídicas.

Por meio de convênios, parcerias e projetos, o Ipasgo mantém vários serviços próprios, como a Central de Saúde Preventiva, atendimento em odontologia, Pronto Atendimento Pediátrico e serviços próprios de quimioterapia e diagnósticos por imagem.

Entre os maiores avanços recentes para os usuários, está a eliminação da coparticipação para o tratamento de câncer, que consumia a economia de diversas famílias de servidores públicos.

O Ipasgo se mantém exclusivamente com as contribuições de servidores públicos, seus familiares e agregados, contando com o repasse do Tesouro Estadual apenas para a assistência prestada em casos específicos, onde o Ipasgo não recebe a devida remuneração. São os casos, por exemplo, da assistência aos radioacidentados do Césio-137 e dos servidores atendidos pelo PAS.

Hoje, o instituto arrecada cerca de R$ 80 milhões mensais e reverte 96% desses recursos para o pagamento por serviços prestados. O restante é aplicado na melhoria do atendimento e no pagamento das despesas administrativas.

Desde setembro de 2012, o Ipasgo é presidido pelo gestor Francisco Taveira Neto, servidor de carreira, indicado por entidades representativas do serviço público.


Nenhum comentário: