segunda-feira, 16 de março de 2015

Governador Entrega Certificados de Capacitação a Servidores Públicos do Estado


Com foco na capacitação profissional dos servidores públicos do Estado, o governador Marconi Perillo, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, entregaram hoje, em solenidade na concha acústica do Centro Cultural Oscar Niemeyer, certificados a 1.172 concluintes dos cursos de Gestão Governamental e Capacitação e Desenvolvimento Institucional.

O governador, ao saudar os formandos, destacou as parcerias da Escola de Governo Henrique Santillo com Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), responsável por executar o programa de capacitação dos servidores. Marconi também fez referência às manifestações públicas ocorridas no último domingo, segundo ele para pedir “decência, o cumprimento de compromissos por políticos e governos e, especialmente, para pedir eficiência na gestão pública, enxugamento das máquinas gestoras país afora”.

Com exemplo de avanços na governança estadual foram citados pelo governador a gestão da Saúde estadual por meio Organizações Sociais (OS), os 1º e 2º lugares da Educação goiana no Ensino Médio e Fundamental, respectivamente, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a rede Vapt Vupt e a gestão do saneamento básico. “Se hoje assistimos a uma grande crise hídrica em algumas partes do Brasil, aqui em Goiás há 14 anos, de forma planejada, foram adotadas soluções para os problemas de fornecimento de água nas duas maiores regiões metropolitanas do Estado”, disse.

Segundo ele, com a entrega do Sistema Produtor Mauro Borges, Goiânia e região metropolitana terão água até 2050, e, se os próximos governos investirem mais um pouco, haverá garantia de fornecimento de água por todo o século para a região. Outros investimentos foram e estão sendo feitos na infraestrutura e na área de Segurança Pública.

Dirigindo-se ao ministro do STF, Gilmar Mendes, o governador pediu apoio para que a Constituição Federal seja alterada e que o governo federal possa constituir um Fundo Nacional de Segurança Pública e ser obrigado a aportar recursos, constitucionalmente vinculados, para ajudar os Estados, que hoje têm sobre os seus ombros essas responsabilidade.

“Acho que temos de ter uma agenda para a Segurança Pública, que implique numa ação diplomática em relação aos países que exportam drogas ou que permitem o contrabando de drogas e armas para o Brasil”, defendeu Marconi, para quem esse é o mal que mais infelicita os brasileiros, “porque 80% dos crimes estão relacionados ao contrabando de drogas e de armas”. Sugeriu também um maior controle das fronteiras pelas Forças Armadas, além da utilização do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a finalidade precípua, que é colocar dinheiro no sistema prisional e, não, para atingir as metas do superávit primário, “R$ 11 bilhões guardados para este fim”.

Formandos – Receberam certificados de conclusão dos cursos de Gestão Governamental e Capacitação e Desenvolvimento Institucional servidores, da Capital e do interior, que cumpriram uma maratona de quatro meses de estudos, desenvolvida em grande parte por meio de aulas online e ao vivo, fóruns virtuais e ciclo de conferências com palestras presenciais. Os cursos, na modalidade de educação a distância, foram oferecidos gratuitamente a servidores estaduais pela Segplan, por meio da Escola de Governo Henrique Santillo.

A carga horária foi distribuída de forma diferente entre os cursos. Enquanto o curso Gestão Governamental cumpriu 102 horas, o curso Capacitação e Desenvolvimento Institucional, com maior número de atividades executadas, teve carga horária de 150 horas. Os cursos integram o Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Executivo do Estado de Goiás.

“Vocês, certamente, terão melhores condições agora de nos ajudar nessa tarefa de escolher prioridades e destrinchar essa teia, colaborando com a construção de uma administração que garanta a Goiás as melhorias que desejamos e planejamos. Isso representará, sem dúvida, mais qualidade de vida para os nossos cidadãos”, disse Marconi aos formandos.

Na solenidade, o IDP sorteou duas passagens para o Rio de Janeiro, com direito a acompanhante, e os 100 melhores alunos de cada curso receberam um tablet como prêmio.

Participaram ainda da cerimônia o vice-governador José Eliton, os secretários Thiago Peixoto (Segplan), Leonardo Vilela (Saúde), diretores e professores da Escola de Governo Henrique Santillo e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), formandos e familiares.

Nenhum comentário: