quarta-feira, 1 de abril de 2015

Fórmula 1 Feminina Para Atrair Público e Patrocinadores


A espanhola Carmen Jordá pilota de desenvolvimento da
Lotus (Reprodução/Instagram)
Bernie Ecclestone, o chefão da Fórmula 1, sugeriu neste fim de semana criar uma divisão da categoria exclusiva para mulheres. Há alguns anos, Ecclestone pensa na participação feminina para atrair novos patrocinadores e fãs. Sua ideia é agendar etapas do Mundial feminino para os mesmos fins de semana e circuitos da F1. Assim, o público que paga caro pelos ingressos teria uma atração a mais nos circuitos. "Devemos dar a elas um pouco de exposição. Por alguma razão, as mulheres não estão aparecendo e não é porque não a queremos. É claro que queremos, porque atrairiam muita atenção, publicidade e patrocinadores. Sugeri aos times um campeonato separado e quem sabe consigamos puxar alguém para a F1", afirmou Ecclestone após o GP da Malásia no último domingo.

A temporada 2015 da F1 tem duas mulheres, ambas com poucas chances de competir. A britânica Susie Wolff, mulher do chefe da Mercedes, Toto Wolff, é piloto de testes da Williams e participará de dois treinos livres ao longo da temporada - mas o alemão Adrian Sutil foi contratado como terceiro piloto, para ir à pista caso Felipe Massa ou Valtteri Bottas estejam fora de ação.

A espanhola Carmen Jordá foi contratada para participar do desenvolvimento da Lotus, apesar do fraco desempenho nas categorias de base - nos últimos três anos, ficou apenas entre os 30 primeiros colocados da GP3. Ela ocupa o mesmo cargo de Adderly Fong, de Hong Kong, contratado para atrair o público asiático. O reserva da equipe é Jolyon Palmer.

A sugestão de Ecclestone não foi bem aceita por Susie Wolff, que pilotou a Williams em teste da pré-temporada. Ela tem como melhor resultado da carreira a quinta colocação da Fórmula Renault britânica em 2004 e afirmou ao jornal britânico The Times que esta não seria a melhor maneira de promover a participação feminina.

A última mulher a participar de uma corrida de F1 foi a italiana Lella Lombardi, no GP da Áustria de 1976, prova em chegou em 12ª com uma Brabham. Em 2014, Susie Wolff participou do primeiro treino livre para o GP da Inglaterra.

Nenhum comentário: