terça-feira, 24 de março de 2015

Escolas Municipais de Catalão Seguem à Risca Programa Nacional de Alimentação


Alunos recebem alimentação saudável e com alto padrão de qualidade

Em Catalão, na gestão Jardel Sebba (PSDB), as escolas municipais fazem parte do Programa Nacional de Alimentação (PNAE). O programa existe com o intuito de banir ofertas de refeições por fontes particulares no interior escolar. A existência de cantinas no ambiente escolar é tema muito debatido. Segundo o PNAE, essas cantinas podem representar um problema para a saúde dos alunos, pois esses estabelecimentos oferecem alimentos com baixo teor de nutrientes e com alto teor de açúcar, gordura e sódio.

O PNAE atende a alunos matriculados na educação básica da rede pública de ensino. A escola é um ambiente propício à formação de hábitos saudáveis, ou seja, uma alimentação adequada deve buscar ofertar refeições saudáveis, balanceadas suprindo as necessidades nutricionais do aluno durante o ano letivo.

Segundo a nutricionista do setor de merenda da Secretaria Municipal de Educação, Emília Bastos, todas as escolas municipais são monitoradas por uma equipe que trabalha em prol de levar alimentação segura e saudável para os alunos. A Secretaria formou uma equipe especializada para elaborar cardápios de qualidade com alto valor nutricional para todas as escolas. O setor de merenda está sempre ativo e em comunicação com cada escola visando a atender até os mínimos detalhes da alimentação.

O secretário municipal da Educação, Arcilon de Sousa Filho, afirma que todas as escolas municipais de Catalão estão dentro do perfil do programa e garante que isso é de extrema importância, uma vez que a saúde das crianças deve vir em primeiro lugar. “Não vejo pontos positivos para o consumo de alimentos fora da rotina da merenda escolar, alimentos não elaborados podem trazer riscos a saúde de nossas crianças. Assim, estamos agindo dentro do correto com o programa de alimentação escolar, levamos refeições de qualidade, balanceadas e saborosas para nossos alunos. Além de crianças bem informadas temos crianças nutridas com alimentação da melhor qualidade”, enfatiza Sousa Filho.



Nenhum comentário: