segunda-feira, 23 de março de 2015

Começa Nesta Segunda ‘Operação Hermes’ em Rodovias Goianas

Objetivo é fiscalizar irregularidades na entrada e 
saída de animais vivos, produtos e subprodutos


Por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) participa, a partir desta segunda-feira (22) e até o dia 11 de abril, de fiscalização integrada do trânsito interestadual em Goiás. Também estão envolvidas na operação a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO).

Intitulada “Hermes”, a operação tem como objetivo fiscalizar entrada e saída irregular de animais vivos, produtos e subprodutos - tanto de origem animal quanto vegetal - em rodovias estaduais e federais em Goiás. As ações ocorrerão nas regiões Leste, Norte, Nordeste, Oeste e Sudeste do Estado.

As equipes serão distribuídas em seis roteiros que abrangem 15 municípios goianos, com apoio estratégico das Polícias Civil e Militar: Luziânia, Montividiu, Alvorada do Norte, Lagoa Santa, São Domingos e Mozarlândia. Os fiscais contarão ainda com apoio do Comando de Operações de Divisas (COD), que poderá atuar como fiscal do Meio Ambiente em casos específicos.

Durante as abordagens dos fiscais, o condutor deverá apresentar a documentação necessária para o transporte e, em seguida, será feita a verificação da carga do veículo. Em caso de documentos irregulares ou falta de documentação, o agente lavrará o Auto de Infração e tomará as medidas cabíveis, dependendo do material recolhido.

Todos os produtos apreendidos serão inutilizados em aterros sanitários ou lixões do município onde a equipe estiver sediada. A exceção será com animais vivos e agrotóxicos, que deverão ser tratados de forma adequada à legislação ambiental brasileira.

Nenhum comentário: