sexta-feira, 27 de março de 2015

Cerâmicas de Carlos Antônio Serão Expostas no Palácio Pedro Ludovico Teixeira

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), por meio da Gerência de Artesanato, realiza, na próxima segunda-feira, 30 de março, às 10h, abertura da 13ª edição do Goiás Mostra Artesanato, no hall de entrada do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica. Serão expostas 20 peças de cerâmica do artesão Carlos Antônio, de Aparecida de Goiânia, um mestre na recriação das situações da vida simples do homem do campo. A mostra fica aberta à visitação até o dia 10 de abril.


O Goiás Mostra Artesanato é um projeto da Gerência de Artesanato que tem por objetivo expor a qualidade da produção artesanal do estado de Goiás, dando aos artesãos a possibilidade de apresentar o seu trabalho individualmente. 

O artesão e sua obra 
Carlos Antônio nasceu na roça e carrega a roça consigo. A mulher no pilão, catando o milho na peneira ou moendo café, o homem vendendo pequi, na prosa com o amigo ou no trabalho, tudo vira arte nas mãos habilidosas do artesão. A riqueza de detalhes e o acabamento de suas peças valorizam a sua criação e o destaca como um dos mais respeitados artesãos do estado.

Suas obras já foram expostas em São Paulo e em outros estados. Para ele, o objetivo do seu trabalho é registrar o cenário ainda comum em muitos lugares no país, mas, que poucas crianças e jovens conhecem. Segundo o gerente de Artesanato da SED, André Franco, as cerâmicas de Carlos Antonio retratam a vida simples do campo, um Goiás que pouco a pouco vai deixando de existir. A exposição fica aberta diariamente no horário comercial.

Nenhum comentário: