quinta-feira, 5 de março de 2015

Blogueira é Ameaçada Após Publicar Texto Contra Machismo


"Nas últimas semanas, tenho recebido uma série de pacotes pelo correio, de todos os tamanhos e formas, vindos de todo tipo de destinatário, de grandes lojas a vendedores do Mercado Livre. Dentro deles, vêm brinquedos eróticos, esterco, vermes de mosca, livros para emagrecer, camisetas com montagens feitas a partir de fotos minhas, materiais de construção mais um monte de outras coisas que eu nem sei, já que durante um tempo resolvi recusá-los". É desta maneira que começa o texto da blogueira Ana Freitas, que escreve para o Brasil Post. A profissional está sendo ameaçada e perseguida desde que publicou texto sobre machismo e misoginia em espaços na internet dedicados à discussão de cultura pop.
Veiculado em 2 de fevereiro, o texto intitulado "Nerds e machismo: por que mulheres não são bem vindas nos fóruns e chans" falava sobre jovens que não toleram mulheres em espaço de discussões. "Ele (o texto) fala sobre como jovens alinhados com o estereótipo de nerd - socialmente inaptos, naturalmente curiosos - frequentam espaços de discussão na web em que a misoginia e o machismo são flagrantes e que, portanto, podem estar se transformando em máquinas de ódio. Mulheres, nesses espaços, não são sequer toleradas; em alguns casos, são chamadas, como praxe, de 'depósitos', um jeito curto de dizer 'depósito de porra'", contou Ana.
O material publicado no Brasil Post trazia, ainda, outras informações sobre os bastidores desses fóruns, além de entrevistas que ressaltavam a situação. De lá para cá, Ana tem tido dias de medo. Na tarde de domingo, 1° de março, ela escreveu no mesmo espaço para contar o que está acontecendo. "Algumas mensagens chegaram a expressar claramente que o objetivo era não parar até que eu cometesse suicídio, como aconteceu com algumas meninas que passaram por algo parecido nos EUA".
Ana, orientada por profissionais de defesa de liberdade de expressão e advogados, vai passar um tempo fora de casa e afirmou que vai repensar algumas questões. "O episódio me fez repensar questões profissionais e pessoais, morais e políticas, me fez pensar por quão pouco as pessoas estão dispostas a tentar calar opiniões diferentes, me fez questionar por um momento o anonimato na internet - continuo a favor dele, no entanto - mas, principalmente, me fez ver que eu estava indo pelo caminho certo".
Sobre o assunto, o Brasil Post fez matéria e afirmou que as ameaças mexem com dois valores importantes para o veículo. "O Brasil Post - assim como o Huffington Post internacionalmente - é profundamente comprometido com causas que envolvem direitos humanos. Você já deve ter reparado que nós publicamos muitos textos feministas e de luta pela igualdade, por exemplo. Também somos militantes pela liberdade de expressão. Este caso de perseguição e ameaça a uma de nossas blogueiras mexeu com dois valores que são muito caros para nós".
O Brasil Post afirmou que o caso só reforça a presença de que a violência contra a mulher é real e presente. “É diária. E não é apenas física. Está mais próxima do que nós pensamos. E a realidade só mostra que o feminismo e a luta por uma sociedade mais justa para as mulheres é mais necessária do que nunca".


Para ver o relato completo de Ana sobre as ameaças, acesse este link. O texto que gerou a situação pode ser lido aqui e o posicionamento do Brasil Post aqui.
Comunique-se

Nenhum comentário: