quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Após Denúncia, Secretário de Ressocialização de PE Renuncia

Secretário-executivo de Ressocialização, Humberto Inojosa, renunciou ao cargo (Foto: Reprodução / TV Globo)
Secretário-executivo de Ressocialização, Humberto Inojosa,
renunciou ao cargo (Foto: Reprodução / TV Globo)
O secretário-executivo de Ressocialização de Pernambuco, Humberto Inojosa, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (7) após imagens mostrarem presos utilizando facões e celulares dentro do complexo prisional do Curado, antigo Aníbal Bruno, na Zona Oeste do Recife.  A renúncia acontece dois dias após o NETV 2ª Edição exibir o flagrante captado pelo cinegrafista Edison Silva.
A carta de renúncia foi entregue nesta manhã ao secretário Pedro Eurico, titular da pasta de Direitos Humanos do Estado. Em conversa com o G1, o secretário conta que foi pego de surpresa pela decisão. "Foi uma carta curta, em que ele alega questão de foro íntimo para a renúncia. Eu não contava com a renúncia dele, tanto que tinha confirmado ele no cargo, mas faz parte da vida pública", explica o secretário, que aceitou a demissão de Inojosa.
A renúncia vem no mesmo dia em que o Batalhão de Choque da Polícia Militar realiza uma revista no mesmo local onde ocorreu o flagrante das facas, o Presídio Marcelo Francisco de Araújo, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. A unidade, que tem capacidade para 350 internos, abriga hoje 1.926 presos. Depois que a operação começou, os internos seguiram, sem camisa e com as mãos na cabeça, para a área externa do presídio. A operação, comandada pelo tenente Simões, durou quatro horas e recolheu 137 armas, entre facas, facões, foices e chuços - esta última, uma espécie de arma artesanal pontiaguda.
Ao todo, atuam na ação 32 policiais do Batalhão de Choque, além de sete policiais integrantes da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) e outros sete acompanhados de cães - da Companhia Indepentende de Polícia com Cães (Cipcães). Dentre os animais, seis são cães de guarda e apenas um é cão de faro, para a busca de drogas. Os oficiais trouxeram ainda bombas de efeito moral e o material a ser utilizado na operação. A Polícia Militar não detalhou quais serão as áreas revistadas.

Detentos foram revistados após confusão flagrada por câmeras (Foto: Penélope Araújo/G1)
Detentos foram revistados após confusão flagrada por câmeras (Foto: Penélope Araújo/G1)
Entenda o caso
Na segunda-feira (5) a reportagem do NETV 2ª Edição flagrou uma briga de detentos no presídio, que faz parte do maior complexo penitenciário de Pernambuco, o antigo Aníbal Bruno, na Zona Oeste do Recife. Nas imagens, registradas pelo cinegrafista Edison Silva, dois presos armados de facão se agridem. Outros internos, muitos deles também armados, apartam a briga. Detentos também são vistos usando celulares, sem aparentar preocupação. O cinegrafista fez as imagens de cima de um morro próximo ao presídio, usando uma câmera com lente de grande alcalce.

Na ocasião, o então secretário de Ressocialização de Pernambuco, Humberto Inojosa, atribuiu à superlotação o fato de existirem presos armados com facões e utilizando celulares no presídio Frei Damião de Bozzano. De acordo com ele, o sistema prisional em Pernambuco tem 11 mil vagas e conta hoje com 31 mil presos. Ele admitiu que a guarda não tem conseguido impedir a entrada de celulares e armas brancas nas unidades. O secretário afirmou que há planos de aumentar o número de agentes empregados na segurança das unidades.

Nenhum comentário: