quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Marconi Entrega Troféu Jaburu a Amaury Menezes e Reafirma Compromissos Com a Área Cultural

Ao entregar o troféu Jaburu ao artista plástico Amaury Menezes e comendas e diplomas de mérito cultural a 26 artistas e entidades culturais goianas, o governador Marconi Perillo confirmou que manterá todos os compromissos assumidos com a área cultural de Goiás, sendo o mais importante a vinculação orçamentária de recursos. A solenidade foi hoje à noite, na sala Gercina Borges, do Palácio das Esmeraldas, onde ele esteve acompanhado pela primeira-dama Valéria Perillo, do secretário chefe da Casa Civil, José Carlos Siqueira, do secretário da Cultura, Aguinaldo Coelho, e da presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nancy Ribeiro de Araújo e Silva. 
Maior homenageado da noite, Amaury Menezes se disse envaidecido por participar de tão ilustre galeria de homenageados, que inclui desde Cora Coralina a Belkis Spencière, passando por Siron Franco, Ana Maria Pacheco e Bariani Ortêncio. “Para mim é um momento inesquecível, pelo qual agradeço a minha indicação”, disse, acrescentando que é muito bom ser homenageado em vida.
Nancy Ribeiro fez um relato de todo o trabalho desenvolvido pelo Conselho Estadual de Cultura, agradeceu o governador Marconi pelo apoio que tem dado ao setor, reiterou a necessidade desse apoio ser fortalecido e disse que entre Lei Goyazes e Fundo Estadual de Arte e Cultura, ambos criados por Marconi, este ano houve um aporte de R$ 24,5 milhões do governo para o setor. “Mas ainda é pouco,” ressaltou.
O governador Marconi enfatizou o compromisso assumido com a área cultural do Estado, no que se refere à vinculação de verba no orçamento do estado e o fortalecimento da Lei Goyazes de incentivo à Cultural e do Fundo Estadual de Arte e Cultural. Disse também que a área não vai perder nada que conquistou com a reforma administrativa que incorporou a pasta à da Educação.
Fez considerável reverência ao homenageado Amaury Menezes, observando que ele é “honorável pela obra, mas também pelo caráter e pela nobreza de espírito.” Para o governador, Amaury torna, sem dúvida, a honraria ainda mais relevante.
O Jornal Opção foi homenageado com uma placa comemorativa pela manutenção do suplemento Opção Cultural, único do estado. Receberam diplomas de “Destaque Cultural do ano de 2014” as seguintes personalidades e instituições: ator Rafael Blat, produtor de dança Kleber Damaso Bueno, escultor  Manoel Dias da Motta (Itaberaí), museológa  Marta Brandão Rezende Carneiro (Mineiros), jornalista Rodrigo Alves,  maestro Ângelo Dias, artista plástico Di Magalhães, escritora Maria das Graças Fleury Curado (Cidade de Goiás), escritora Maria Lúcia Félix Bufáiçal, músicos do grupo  Assum Trio, Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, historiadora Maria Helena de Oliveira Brito (Bela Vista de Goiás), educadora Iraci Borges (Trindade), artista plástico Dalton de Paula, figurinista Cládio Livas, Cia de Teatro Novo Ato,   Seminário de audiovisual para Produtoras e Produtores “Panaceia Filmes” – SAPPI, fotógrafo Lázaro Ribeiro, Academia Goiana de Letras – AGL, e Fronteira - Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental.
Receberam “Medalhas do Mérito Cultural” pessoas e entidades que se destacaram por suas constantes atividades na promoção ou produção cultural em cada uma das seguintes áreas: ARTES CÊNICAS, Cia Teatral Oops; ARTES VISUAIS, fotógrafo Hélio de Oliveira; AUDIOVISUAL, cineasta e professor Carlos Cipriano; LETRAS, escritor e professor Braz José Coelho; MÚSICA, Madrigal Helcanto (Professora Heloísa Barra da Veiga Jardim); MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL, Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos (Cidade de Goiás).

Nenhum comentário: