segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Dirigentes e Torcedores São Responsáveis Pela Crise no Náutico Clube Capibaribe

Tenho acompanhando com tristeza o definhamento do Náutico Clube Capibaribe que   agonizam no futebol brasileiro.

O  clube está sofrendo por absoluta falta de competência de seus dirigentes e também por culpa de parte de sua torcida.  

Fui extremamente crítico com as ultimas administrações do Náutico, alertei que o caminho estava errado. Por incrível que pareça, os primeiros a defender os dirigentes e me atacar, como se eu fosse  o culpado, foram os torcedores. Na época disse que o tempo se encarregaria de dizer quem estava certo ou errado.

Não que eu estivesse torcendo para dar errado, simplesmente fiz minha parte,  alertei que o caminho estava errado, logo não tenho culpa se não corrigiram  os erros e insistiram no caminho errado.

O Náutico  deixou claro a sua incompetência administrativa, pois,  teve nos últimos anos,  a possibilidade de sair da "pindaíba" e acabou afundando ainda mais.

Em 2012 ao participar da elite do futebol brasileiro, o Náutico teve  a sua disposição muito dinheiro.  Um orçamento de milhões de reais que simplesmente virou pó nas mãos de seus dirigentes.

Dirigentes estes, que foram duramente criticados por mim, mas defendido com unhas e dentes por grande parte de seus torcedores, alguns até me elegeram como inimigo.

Curiosamente grande parte destes torcedores que defendia os dirigentes e me atacavam por causas das denúncias que eu fazia sobre má gestão no clube, hoje são os primeiros a "descer o pau"  nos dirigentes que eles defendiam.

Quando teve dinheiro para fazer planejamento e se organizar, impulsionado por torcedores irracionais, que sempre querem grandes contratações e consequentemente um grande time a "qualquer custo", os dirigentes do Náutico "torraram tudo", com absoluta falta de organização e muita incompetência na gestão do futebol. Resultado: o clube gastou o que tinha e não tinha,  ainda assim fracassou no futebol e caiu novamente para a série B.

Onde o Náutico errou? Errou por não ter dirigentes competentes na gestão do futebol. Dirigentes que tivesse a coragem de não atender o clamor de sua torcida por grandes contratações. Errou por não ter dirigentes inteligentes, capazes de entender, que não se pode participar da elite do futebol brasileiro, gastando tudo que tem e fazendo dividas para tentar se manter em uma festa,  onde existem alguns endinheirados irresponsáveis que insistem em gastar mais do que tem.

O time hoje vive uma profunda crise financeira e consequentemente uma crise no futebol, mas não adianta ficar atirando pedras e apontando os erros, agora é tarde para se fazer isso. O que precisa é apontar a solução.

Não existe solução para o Náutico a curto prazo, não existem solução sem mais sofrimento do torcedor. O que o Náutico precisa fazer é recomeçar, isso é mais difícil do que começar. Para recomeçar ele precisa sanear suas dividas, sendo que não existe solução milagrosa a curto prazo para este mal pelo qual padece o clube.

Não acredito  que existam algum dirigente, com coragem suficiente, para fazer no Náutico o que precisa ser feito. Pois isso significaria enfrentar a fúria da torcida passional, imediatista que  sempre vai cobrar resultados a cada final de semana.

Para começar a resolver seus problemas,  o Náutico deveria simplesmente se desfazer de todos os jogadores que não pertencem ao clube com salário superior a 10 mil reais, não pegar jogador emprestado para servir de "barriga de aluguel" e mais importante promover todos seus jogadores da base. 

Embora pareça demasiadamente amargo, esse é o remédio a ser aplicado. Qualquer outra medida, será meramente paliativa e não vai resolver o problema do clube. O Náutico precisa ser um clube formador de jogadores e dar oportunidades verdadeiras aos seus garotos. Não falsa oportunidades, onde se coloca o garoto em um jogo e se ele vai mal, logo saca e não coloca mais. 

É burrice contratar jogador que não rende nada ao clube, joga menos que os garotos da base e ainda  tira o espaço do prata da casa.  Quantas vezes isso aconteceu no Náutico nos últimos anos?

O torcedor do Náutico estaria disposto a pagar este preço para ver o time se reerguer e ser novamente um time forte e equilibrado financeiramente? Pouco provável que o torcedor aceite e mais improvável ainda que tenha algum dirigente no Náutico com esta visão e competência para executar uma gestão neste sentido.






Nenhum comentário: