quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

CRER é o Primeiro Hospital de Goiás a Receber a Acreditação Plena – Nível 2 da ONA

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo realiza solenidade nesta quarta-feira, 3, para receber o certificado de Acreditação Plena - Nível 2 concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A entrega será feita pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), instituição acreditadora credenciada. O evento será a partir das 8h, no auditório Valéria Perillo, na instituição, com a presença do governador Marconi Perillo e presidente da OVG Valéria Perillo. Com essa certificação, o CRER se torna o primeiro hospital de Goiás acreditado pleno.

A ONA é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que certifica a qualidade do serviço da saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A organização tem por objetivo promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde, tendo como foco a melhoria da qualidade da assistência no País.

A finalidade da análise pela qual o CRER passou, em setembro deste ano, seria para Nível 1. No entanto, a avaliação feita pelo IQG verificou que, além de atender aos critérios de segurança estabelecidos pelo nível 1 da ONA, o CRER apresenta uma gestão integrada com os processos e plena comunicação entre as atividades. Concluiu-se então que o CRER é apto a Acreditação Plena - Nível 2. 
Para a conquista da Acreditação Plena, o CRER, administrado pela AGIR, implantou os padrões de qualidade em atendimentos exigidos pela ONA. Além disso, os colaboradores envolvidos nesses protocolos foram treinados e também foi criado o Núcleo de Segurança do Paciente. O certificado é o reconhecimento de uma política de trabalho implantada e praticada ao longo dos 12 anos do CRER, que confirma o nosso compromisso dispensado à assistência com qualidade.
 O CRER

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER é um moderno complexo hospitalar que atende, especialmente, o grande incapacitado, com tratamento humanizado e holístico. É reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV, pela atuação na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. 
O hospital é gerido pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação – AGIR, personalidade jurídica de direito privado, com fins não econômicos, qualificada como Organização Social pelo decreto estadual nº 5591/02, e reconhecida como entidade de utilidade pública e de interesse social por força do artigo 13 da Lei Estadual 15.503/05, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social pelo Ministério da Saúde.
Com 136 leitos de internação, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 8 salas cirúrgicas, ginásios de terapias, centro de diagnóstico, oficina ortopédica, dentre outros espaços, são realizados no CRER cerca de 5,2 mil procedimentos por dia. As clínicas atendidas são: amputados, deficiência neuromusculares, hanseníase, lesão medular, lesões encefálicas adquiridas, mielomeningocele, paralisia cerebral, traumatologia e ortopedia e vários serviços.
Além de crescer fisicamente, o CRER também cresce no atendimento à sociedade. Desde o início das atividades, em 2002, o Hospital apresenta uma dinâmica surpreendente de crescimento. Diariamente, em média, 2,1 mil pacientes são atendidos. São resultados do CRER nestes quase 12 anos de história:
- Mais de 10,8 milhões de procedimentos realizados
- Mais de 33.420 mil procedimentos cirúrgicos
- Mais de 306.7 mil pessoas atendidas
- Mais de 25.340 mil aparelhos de ampliação sonora dispensados 
- Mais de 72.891 mil próteses e órteses confeccionadas pela Oficina Ortopédica 
- Atende aos 246 municípios do Estado de Goiás e ainda 17 estados da federação. 

Nenhum comentário: