segunda-feira, 17 de novembro de 2014

“Sou Vítima de Um Complô”, Diz Prefeito de Acreúna Rogério Sandim

Prefeito afastado recentemente rompe o silêncio após alegação de ter cometido improbidade administrativa 

DIÁRIO DA MANHÃ
ELPÍDES CARVALHO 
Em entrevista exclusiva ao Diário da Manhã, o prefeito afastado recentemente de Acreúna, a 153 quilômetros de Goiânia, Rogério Sandim (PTC), rompe o silêncio, após alegação de ter cometido improbidade administrativa, e afirma ser vítima de um "complô". De acordo ele, a "trupe" é formada por pessoas lideradas pelo seu vice-prefeito Edmar Neto (PTB). O parlamentar afirma que quase chegou a ser induzido ao suicídio. O afastamento se baseou em uma denúncia feita por um ex-servidor do município, Michel Pires Marques, ao Ministério Público e acatado pelo juiz da comarca da cidade, Reinaldo de Oliveira Dutra.

As "injúrias", conforme o prefeito, foram motivadas mediante promessas de recompensa ao denunciante. Dentre as ofertas englobam o retorno ao cargo público comissionado com salário de secretário, compromissos e benefícios obscuros garantidos por parlamentares. Mediante um documento de retratação pública, que Michel protocolou na Câmara Municipal de Acreúna, Sandim revela a “manobra política” sofrida por vereadores e o seu vice. 

Provas

No documento, com assinatura reconhecida no Tabelionato de Notas do município, Michel Pires assume que foi induzido a negligenciar os fatos, como também relata ter enganado o Judiciário com denúncias forjadas. Ainda de acordo com o documento, o denunciante aponta os vereadores Aguinaldo Ferreira Rodrigues (PTB), Pablo Borba Ferreira (PSC), Wesley Gomes (PSDC) e seu cunhado Divino Acácio Pereira, além do vice-prefeito Edmar Neto (PTB) e o ex-procurador Ramilton Pereira, como sendo os articuladores da "manobra política".

Michel também se coloca na carta como sendo vítima do grupo e motivado a fazer "calúnias" de cunho político e pessoal. Ele alega que por está desempregado, com problemas psicológicos e ter perdido a mãe recentemente, o grupo teria conseguido influenciá-lo a aceitar a proposta de difamar o prefeito de Acreúna. Além desse documento, Rogério Sandim, se ampara em áudios de 40 horas de gravações feitas pelo denunciante em conversas com parlamentares. "O complô nunca esperava que Michel pudesse estar gravando todas as conversas entre eles", destaca Sandim. 

Conversas

Um dos trechos transcritos do áudio da conversa entre Edmar Neto e Michel: "Você faz a denúncia. Quando te chamar lá, você vai lá. Mas você pode ficar tranquilo irmão, se chegar a virar, se não for por isso aqui, for por outra coisa, eu entrando lá pra dentro, você pode ficar tranquilinho e fazer compromisso com seus ‘trem’ lá que você entra junto comigo".


Outras gravações revelam que o vice-prefeito daria um cargo na prefeitura para que Michel Pires oferecesse denúncias no Ministério Público e na Câmara Municipal contra Rogério Sandim. Na gravação, o denunciante deveria entregar documentos fornecidos pelo próprio vice-prefeito, com o objetivo de inviabilizar a administração, impedindo o município de fazer licitações em beneficio da população. De acordo com Sandim, o intuito era desgastar a imagem dele. 

Suspeitas de conduta

O prefeito suspeita ser alvo de condutas imorais e antiéticas também de autoridades da cidade, como delegado, juiz e promotora de Justiça. Em outra gravação, o vereador Wesley, conhecido como Bacate, afirma ter recebido do juiz a informação que o magistrado daria um despacho em um processo contra o prefeito. Além de que eles iriam gostar da medida. Em outra conversa, Bacate conta que a promotoria faria um despacho de um processo contra o prefeito rápido e antes do prazo porque ela tem interesse no processo.

“Wesley Bacate: Oi Michel.
Michel: E aí, foi lá no forum?
Wesley Bacate: Fui, o juiz falou e passou pra promotora, agora ela tem 10 dias para falar nele, mas vai falar antes porque ela tem interesse no processo”.

O grupo confessa ainda em outro áudio que recebeu apoio e incentivo da promotora da cidade para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o prefeito. "Eu estou sendo investigado por uma CPI política. O próprio documento que o denunciante Michel entregou à Câmara prova isso. Há também um forte indício que o MP está envolvido nos fatos. É preciso que se apurem os fatos com imparcialidade", pontua Sandim. 

Suicídio 

"Deixa eu te falar Michel, às vezes o homem nem sai, mas um trem desse aqui que nós estamos fazendo, politicamente ele vai lá embaixo, os candidatos dele tudo toma na bunda e pega um desgaste. E nós tem a chance dele ficar doido também e dá um tiro na cabeça, o Rogério é doido", disse, em um dos áudios, Edmar Neto em conversa com Michel.

De acordo com o prefeito de Acreúna, quem perde com a manobra política é a população do município. "São mais de 13 obras em prol da sociedade paradas, que estavam em fase de conclusão, destaca.

Nenhum comentário: