quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Após Acesso Com o Joinville, Hemerson Maria Consolida Seu Nome no Cenário Nacional

Um dos grandes trunfos do Joinville Esporte Clube na campanha que culminou com o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro foi a coragem e confiança da diretoria do clube catarinense na manutenção da comissão técnica durante toda a temporada.
Após deixar escapar a vaga na elite em 2014, quando dirigia o Avaí, Hemerson Maria foi contratado para realizar um trabalho de reestruturação no futebol profissional do JEC. Em onze meses de trabalho até o momento, foram 53 jogos disputados, com 27 vitórias, 14 empates e 12 derrotas, totalizando 59,74% de aproveitamento na temporada. “Não tenho palavras para agradecer a diretoria, comissão técnica, jogadores, funcionários e torcedores do Joinville Esporte Clube, que deram todo o suporte para que a gente conquistasse o nosso maior objetivo na temporada”, enfatizou o treinador, de 42 anos.
Além de recolocar o Joinville na Série A do Campeonato Brasileiro após 28 anos, Maria foi finalista do Campeonato Catarinense, fato este que não ocorria com o tricolor desde 2010. “O Joinville se preparou muito bem para essa temporada. Começamos o planejamento ainda no final de 2013 e o fator principal para o sucesso da equipe foi a confiança e o respaldo que nós tivemos da diretoria para realizar um trabalho com tranquilidade e seriedade”, enalteceu.
Sobre Hemerson Maria:
Natural de Florianópolis, Hemerson Maria foi convidado, em 2001, para treinar as categorias de base do Guarani, do município de Palhoça, sendo promovido para a equipe profissional no mesmo ano.
Com o ótimo trabalho realizado na equipe palhocense, Maria chamou a atenção de dirigentes do Figueirense que o contrataram para comandar a equipe juvenil do clube. Após 10 anos nas categorias de base do alvinegro, tendo contribuído para revelar vários atletas para o cenário nacional e mundial, como Filipe Luís (Chelsea), André Santos (Goa-Índia), Felipe Santana (Borussia Dortmund) e Roberto Firmino (Hoffenhein), recém-convocado pelo treinador Dunga para a seleção brasileira, entre outros, Hemerson deixou o Figueirense para comandar a equipe júnior do arquirrival Avaí.
Em março de 2012, a diretoria do clube azurra efetivou Hemerson Maria para comandar o time na sequência do Campeonato Catarinense. Desacreditado, o treinador comandou os seis jogos finais da primeira fase conquistando quatro vitórias e dois empates, alcançando a surpreendente classificação para a finalíssima justamente contra o Figueirense.
Com duas vitórias arrasadoras (3x0 e 2x1), Maria levou o Avaí ao título estadual de 2012, sendo ovacionado pela torcida azurra e eleito o melhor treinador da competição. Na Série B do mesmo ano, Hemerson Maria acabou demitido na 25ª rodada, quando o Avaí se encontrava na 7ª colocação, com uma campanha de 11 vitórias, 04 empates e 10 derrotas.
Na temporada seguinte, após uma rápida passagem pelo Red Bull Brasil, Hemerson Maria assumiu o desafio salvar o Crac/GO, que estava com mais de 90% de chance de ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Goiano. Numa recuperação sensacional, Maria não só livrou a equipe do descenso como levou a equipe de Catalão à terceira fase da Copa do Brasil pela primeira vez na sua história ao eliminar o Náutico e Betim.
Com o bom desempenho na equipe de Goiás, Hemerson foi contratado novamente pelo Avaí, que ocupava a 13ª colocação na Série B. Após recuperar a equipe e figurar por várias rodadas no G4, o Avaí acabou tendo uma sequência de seis derrotas seguidas na reta final da competição, tirando as chances de acesso naquele ano.

Sem renovar seu contrato com o time de Florianópolis, Hemerson Maria foi anunciado pelo Joinville em dezembro de 2013, onde deu início ao planejamento do elenco para a atual temporada.

Nenhum comentário: