sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Revista Veja Diz Que Marconi Foi Idealizador do Bolsa Família

Colunista da revista Veja, Rodrigo Constantino dedicou um post em seu blog na última quarta-feira (8/10) para rebater ataques de petistas que acusam o candidato pelo PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, de que, caso eleito, acabe com o Bolsa Família. Constantino lembra que “foi um governador tucano quem teve a ideia original de unificar os programas assistencialistas existentes”. Segundo ele, o Bolsa Família não é nada mais que a unificação de outros já existentes criados pelo ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso. “Sim, foi Marconi Perillo, governador de Goiás, que sugeriu a Lula tal passo”, escreveu. 


No vídeo, é possível ver o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), durante o lançamento do Bolsa Família, agradecendo publicamente o atual governador de Goiás, responsável pela criação do Renda Cidadã em seu primeiro governo (1999 – 2002). “Quero lembrar aqui o governador Marconi Perillo. Faço justiça de que, além de ser o Estado que mais tem essa política de renda, foi o companheiro que na primeira reunião que tivemos dos governadores que sugeriu a ideia da unificação das políticas de assistência social neste País”, afirmou Lula à época.



Segundo o colunista, o PT não quer que o povo veja o vídeo “em hipótese alguma”, pois “derruba de uma só vez a mentira criada pelo partido”. “A campanha petista repete que o PSDB não liga para o social, ignorando ainda que o melhor programa social desse país foi o Plano Real, que debelou a inflação (e que o PT votou contra)”, afirma. Ainda de acordo com Constantino, o PSDB e suas lideranças foram fundamentais para o desenvolvimento dos programas sociais brasileiros. Fato este reconhecido também por Aécio Neves em entrevista ao Jornal Nacional da Rede Globo, ainda no primeiro turno. 



ProUni
Ao ser questionado sobre área social durante o jornal, Aécio citou o Governo de Goiás como modelo na criação e implantação de programas sociais, copiados pelo governo federal. “O ProUni é uma inspiração de uma experiência do governo de Goiás. Todo mundo de alguma forma copia e aprimora e não tem que ter vergonha disso”, ressaltou o presidenciável. 



Na mesma entrevista, o candidato pelo PSDB ao cargo máximo do Executivo brasileiro fez menção a outros programas de grande impacto junto às famílias brasileiras, que surgiram em governos tucanos, e que ganharam destaque na administração do PT. Entre eles, o mencionado por Constantino, Bolsa Família, sugerido pelo governador Marconi Perillo. “Administrar é transformar para melhor as boas experiências. O Bolsa Família é a junção do Bolsa Escola, do Bolsa Alimentação e do Vale Gás, que vieram do governo do presidente Fernando Henrique”, finalizou. 


Nenhum comentário: