terça-feira, 7 de outubro de 2014

Marconi Venceu Em 95% dos Municípios Goianos

Candidato à reeleição pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás, o governador Marconi Perillo (PSDB) venceu em 231 dos 246 municípios. Ou seja, o tucano derrotou seus adversários em cerca de 95% das cidades goianas. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “É o resultado de um trabalho intenso, de uma gestão de resultados, de ações e programas que realmente melhoram a qualidade de vida dos goianos. Temos o que mostrar e, principalmente, temos projetos para continuar melhorando a vida da população do nosso Estado”, comemora o tucano.


Marconi não liderou a disputa em apenas 15 cidades: Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aurilândia, Bonfinópolis, Caiapônia, Caldazinha, Catalão, Firminópolis, Goiânia, Hidrolina, Itajá, Santo Antônio da Barra e Senador Canedo e Bonópolis. Mesmo assim, o governador conseguiu diminuir a vantagem de seus adversários nas maiores cidades administradas por prefeitos da oposição.

Na Capital, por exemplo, a diferença do governador para Iris Rezende (PMDB) foi de apenas 27 mil votos. O peemedebista obteve 36,63% dos votos válidos. Marconi, 32,76%. Em 2010, a diferença de Iris para Marconi, em Goiânia, foi de 17 pontos porcentuais. Em Aparecida de Goiânia, administrada por Maguito Vilela, do PMDB de Iris, a diferença também foi pequena: 37,18% para o governadoriável do peemdebsta e 32,29% para Marconi.

O governador também venceu em redutos eleitorais dos adversários. Na cidade de Goiás, administrada pelo PT, Marconi conquistou 65,58% dos votos válidos, enquanto o candidato do partido que governa o município, Antônio Gomide, teve pouco mais de 10%, ficando em terceiro lugar. Ceres também é administrada pelo PT. Lá, Marconi venceu com 51%. Gomide ocupou a terceira colocação, com 14,3%. Em Jataí, onde o PMDB sempre obteve boas votações, Marconi foi o preferido da população, com 45,71%. Iris Rezende, por sua vez, conseguiu menos de 30%.

Liderança absoluta
O governador Marconi Perillo sempre conquistou expressiva votação no entorno do Distrito Federal. Na eleição deste ano, o tucano consagrou-se na região. Venceu, com ampla frente de votos, em todas as 20 cidades do entorno. Em Luziânia, Marconi teve 62,22% dos válidos, impondo uma frente de 46 pontos percentuais sobre o segundo colocado.

Em Novo Gama, Marconi teve 51,45%. Mais que o dobro do número de votos de Iris. Em Santo Antônio do Descoberto a vantagem do tucano também foi grande. O governador alcançou 61,2%; o peemedebista teve 38% dos votos válidos. Valparaíso também optou por Marconi e rejeitou Iris. Enquanto o velho cacique do PMDB foi o quarto colocado, o tucano venceu na cidade com 47,98%.

Iris é derrotado em sua cidade natal
Em Palmeiras de Goiás, o governador Marconi Perillo terminou a eleição com 82% dos votos válidos. Todos os adversários, juntos, alcançaram pouco mais de 17%. Além disso, Marconi derrotou Iris em Cristianópolis, cidade natal do peemdebista. Lá, o governador conquistou 53,4% do eleitorado, enquanto o peemedebista teve 35,8%.

O empresário Vanderlan Cardoso (PSB) também foi o mais votado em sua cidade, Senador Canedo. Marconi foi o segundo colocado. O ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide venceu na cidade que administrou por cinco anos. Ele teve 56,41% dos votos. O governador também se manteve em segundo lugar no município, com 34,12%. Enquanto isso, o principal adversário de Marconi no segundo turno, Iris teve votações pífias nos municípios de seus adversários: 10,98% em Palmeiras, 7,19% em Senador Canedo e 4,59% em Anápolis.

Nenhum comentário: