sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Fortiori: Marconi tem 58,2% e Iris 41,8% dos votos válidos

Pesquisa mostra estabilidade nos índices dos candidatos,
 com frente de 16,4 pontos para tucano


O governador Marconi Perillo (PSDB) lidera a disputa para o Palácio das Esmeraldas com 58,2% dos votos válidos, mostra a última rodada da pesquisa Fortiori / TV Serra Dourada, realizada entre os dias 17 e 20 de outubro e divulgada nesta quarta-feira (22). O tucano está 16,4 pontos porcentuais à frente do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que aparece com 41,8% dos votos válidos.

Na comparação com a rodada anterior, publicada em 14 de outubro, os índices de Marconi e Iris oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Há uma semana, o tucano aparecia com 59,3% dos votos válidos, diante de 41,8% de Iris. Os votos válidos são calculados a partir da exclusão de votos brancos e nulos e da distribuição proporcional dos eleitores indecisos. É assim que a Justiça Eleitoral apresenta o resultado da eleição.

Em votos totais, Marconi obtém 52% das intenções de votos, mesmo índice registrado há uma semana. Iris por sua vez, teve oscilação positiva de 1 ponto porcentual, passando de 36% para 37%. Assim, a distância entre eles caiu apenas em um ponto porcentual, o que indica estabilidade das intenções de votos nos dois candidatos.

Os eleitores indecisos somam 4% e aqueles que afirmam que votariam em branco ou nulo somam 7%. Na rodada anterior, 5% diziam não sabiam em quem votar e os que disseram que votariam em branco ou nulo totalizavam os mesmos 7% da rodada atual.

Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que o eleitor indica livremente o candidato de sua preferência, Marconi tem 49% das intenções de votos, com oscilação positiva de um ponto na comparação com a rodada realizada há uma semana, quando aparecia com 48%. Iris aparece agora com 34%, com oscilação positiva de 2 pontos porcentuais na comparação com a rodada anterior, ocasião em que obteve 32% das intenções de votos na espontânea.

Os eleitores indecisos na espontânea somam agora 10% – eram 13% na rodada anterior. Segundo o levantamento, 7% dos entrevistados afirmaram que votarão em branco ou anularão tanto na pesquisa atual quanto na anterior.

Ainda segundo o levantamento, 76% dos eleitores acreditam que a disputa será vencida pelo governador Marconi Perillo. Já 15% acreditam que Iris vencerá a corrida e 9% não souberam responder. Na comparação com a rodada anterior, a crença na vitória de Marconi teve oscilação positiva de 2 pontos porcentuais, enquanto que na de Iris houve queda de 5 pontos.

Rejeição a Iris chega ao maior patamar
A rejeição do eleitor goiano à candidatura de Iris Rezende (PMDB) atingiu o maior patamar da série histórica de pesquisas realizadas pelo Instituto Fortiori desde o início da disputa eleitoral. Segundo o último levantamento, realizado entre os dias 17 e 20 de outubro, 31% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum em Iris para governador.

Na pesquisa de julho, a primeira realizada após o início da campanha eleitoral, Iris era rejeitado por 27% dos eleitores, então o mesmo índice do governador Marconi Perillo (PSDB). Na pesquisa divulgada ontem, 25% dos eleitores afirmam que não votariam de jeito nenhum no tucano.

Assim, durante a campanha eleitoral, período em que Marconi e Iris tiveram a máxima exposição, caiu a rejeição ao tucano ao passo em que aumentou o total de eleitores que resistem ao nome de Iris. Também em julho ano passado, 21% dos entrevistados diziam que não rejeitavam nenhum candidato, agora esse porcentual é de 36%.

Nenhum comentário: