terça-feira, 14 de outubro de 2014

Fortiori: Marconi Lidera 2° Turno Com 59,3% dos Votos Válidos

O governador Marconi Perillo lidera a disputa de segundo turno para o Palácio das Esmeraldas com 59,3% dos votos válidos, mostra a primeira rodada da pesquisa Fortiori sobre a segunda fase da disputa, realizada entre os dias 8 e 11 de outubro. O governador está 18,6 pontos percentuais à frente do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que tem 40,7% dos votos válidos.
A comparação com os resultados de 5 de outubro mostra que Marconi herdou a maioria dos votos dos candidatos derrotados no primeiro turno.
Assim, o resultado da primeira pesquisa Fortiori mostra que o governador incorporou 13,44 pontos percentuais ao seu saldo de votos no primeiro turno, diante de 12,3 obtidos por Iris – o peemedebista terminou o primeiro turno com 28,4% dos votos válidos.
Em votos totais, o governador tem 52% das intenções de votos, diante de 36% obtidos por Iris. Os eleitores indecisos somam 5% e 7% afirmam que votarão em branco ou anularão o voto para governador. O Fortiori entrevistou 1.000 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro do levantamento é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, o resultado é semelhante ao da estimulada.
Quando indicam livremente o candidato de sua preferência, 48% dos eleitores dizem que votarão em Marconi e 32%, em Iris. Os eleitores indecisos somam 13% na espontânea e 7% afirmam que votarão em branco ou anularão o voto.
A absoluta maioria dos eleitores diz que Marconi vencerá as eleições, mostra o levantamento. Para 74%, o tucano sairá vitorioso das urnas em 26 de outubro, enquanto 20% acreditam que Iris vencerá a corrida eleitoral. Os outros 6% disseram não saber avaliar ou não responderam à pergunta.
O Fortiori também mediu a cristalização do voto, perguntando aos eleitores entrevistados se eles têm intenção ou não de rever a escolha de seu candidato a governador. Conforme os resultados, 90% dos eleitores dizem que materão o voto, enquanto apenas 9% afirmam que podem rever a opção por um dos dois candidatos; 1% não soube responder ou não respondeu à pergunta.

Nenhum comentário: