quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Fatura Liquidada: IBOPE Confirma Reeleição de Marconi Perillo Com 60% dos Votos Válidos

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (21) aponta os seguintes percentuais de votos válidos na corrida para o governo de Goiás:




- Marconi Perillo (PSDB) - 60%
- Iris Rezende (PMDB) - 40%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 15, Marconi Perillo tinha 56% e Iris Rezende, 44%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Anhanguera.

Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

- Marconi Perillo (PSDB): 54%
- Iris Rezende (PMDB): 35%
- Branco/nulo: 6%
- Não sabe/não respondeu: 5%

O Ibope ouviu 812 eleitores em 40 municípios do estado de 18 a 20 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Eleitoral Regional (TRE-GO) sob o protocolo GO-00193/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 01148/2014.

Rejeição
O Ibope perguntou em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. Veja os números:

- Iris Rezende - 28%
- Marconi Perillo - 21%
- Poderia votar em ambos - 26%
- Não sabe/não respondeu - 26%

Expectativa de vitória
O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo governador, independentemente da intenção de voto. Para 54%, Marconi sairá vitorioso; 33% acreditam que Iris ganhará; 13% não sabem ou não responderam.

Nenhum comentário: