terça-feira, 7 de outubro de 2014

Família de Eduardo Campos Apoia Aécio Neves

A família Campos vai apoiar a Aécio Neves neste 2º turno. O irmão de Eduardo Campos, Antonio Campos, publicou nota em seu Facebook em apoio a Aécio Neves na disputa de segundo turno. No texto, Tonca, como é conhecido, destaca que a declaração é apenas em seu nome, mas interlocutores da viúva de Eduardo, Renata Campos, afirmam ser provável que ela também dê seu apoio ao tucano.

“O meu voto no 2º turno é em Aécio Neves. Ressalto que tal declaração é em meu nome pessoal. Acho salutar uma mudança, nesse momento, para o Brasil”, diz Tonca, na nota.


Embora Tonca tenha deixado claro que apoia Aécio Neves no 2º turno da disputa presidencial, o grupo político do ex-governador de Pernambuco, capitaneado por Renata Campos e pelo governador eleito, Paulo Câmara, só deve sacramentar a posição após reunião do PSB pernambucano. O encontro da Executiva Nacional do PSB que irá oficializar a posição do partido em relação está marcado para acontecer nesta terça-feira, em Brasília. Até lá, os pernambucanos já deverão ter uma posição fechada a respeito.


A posição do PSB pernambucano deve pesar na decisão da legenda nacional, já que a presença de Renata Campos é tida como um forte capital político do partido. Além disso, Pernambuco sai fortalecido com a eleição em primeiro turno de Paulo Câmara, com quase 70% dos votos, contra o candidato apoiado pelo ex-presidente Lula, o senador Armando Monteiro.



Desde a noite de domingo, quando o resultado das urnas apontou que Marina Silva havia sido derrotada na disputa presidencial, Paulo Câmara iniciou consultas às lideranças do partido e, segundo interlocutores, a tendência majoritária é de estar junto ao tucano.

Isso porque, apontam integrantes da cúpula socialista em Pernambuco, a relação do PSB com o PT no estado vem de um processo intenso de desgaste nos últimos anos, desde que, em 2012, o PSB e o PT romperam, quando o ex-presidente Lula decidiu lançar o senador Humberto Costa candidato à prefeitura de Recife, contra o candidato de Campos, o hoje prefeito Geraldo Júlio.


A exemplo do que acusou Marina Silva, os socialistas em Pernambuco criticam o PT por promover “jogo baixo” nas disputas eleitorais, com divulgação de mentiras e destacam que Lula, que mantinha relação pessoal com Campos, esteve duas vezes no estado para fazer campanha para o rival de Câmara na eleição estadual, o senador Armando Monteiro (PTB).

— A maioria do PSB de Pernambuco acha que não dá para ficar com o PT. Queremos uma postura unificada com a nacional, mas o PSB de Pernambuco vai trabalhar contra o apoio à Dilma. Apesar da aliança no passado, muita coisa mudou e o contexto econômico-social de hoje, com inflação, falta de investimentos, é muito diferente do que o PSB quer para o Brasil — afirma um político próximo a Renata Campos.


Dirigentes do PSB pernambucano lembram que, apesar da amizade que Eduardo Campos tinha com Lula, seus escolhidos para o governo e para a prefeitura, Paulo Câmara e Geraldo Júlio, não têm relação com o ex-presidente. Assim, a interlocução com o PT fica dificultada.

Na noite de domingo, o governador de Pernambuco, João Lyra, que herdou a cadeira quando Campos decidiu se lançar candidato à Presidência da República, também publicou nota para divulgar seu apoio a Aécio Neves


“A surpreendente ascensão de Aécio Neves nos últimos dias do processo eleitoral para a Presidência da República refletem o seu excelente desempenho nos debates eleitorais e o credenciam para representar as forças de oposição no segundo turno do pleito presidencial. Vou defender esta tese junto aos companheiros do Diretório Regional do PSB e, também, como integrante do Diretório Nacional, vou indicar o nome de Aécio Neves para apreciação da Executiva Nacional”, diz o texto.

Nenhum comentário: