quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Em debate na TV, Marconi defende Saneago e anuncia investimentos para Nordeste goiano

No segundo bloco do debate promovido na noite desta terça-feira (30/9) pela TV Anhanguera com candidatos ao Palácio das Esmeraldas, o governador Marconi Perillo (PSDB) detalhou políticas para geração de emprego e renda e ressaltou que Goiás é, hoje, um dos Estados que mais gera empregos no País graças a políticas públicas eficientes da sua gestão: “Investimos fortemente em infra-estrutura, diversificamos nossas cadeias produtivas, garantimos energia e, principalmente, qualificamos nossa mão de obra”. 

De acordo com o governador, Goiás é líder na geração de empregos e alavanca os índices do País justamente porque valoriza o trabalhador: “O programa ‘Bolsa Futuro’, por exemplo, já beneficiou 520 mil pessoas. A qualificação da mão de obra goiana é prioridade, estamos investindo em todos os níveis de formação”. Ainda neste tema, Marconi ressaltou que iniciativas do seu governo também tem descentralizado a instalação de indústrias no Estado. “Antes de 1999 (ano em que ele assumiu o primeiro mandato), apenas 30 cidades de Goiás contavam com algum tipo de indústria. Hoje, são mais de 160”, comemorou.

Marconi citou ainda a criação de 120 Colégios Tecnológicos por todo o Estado e seguiu apresentando propostas para diminuir as desigualdades entre as regiões de Goiás: “Vamos criar uma linha de crédito especial para o Nordeste goiano para que a industrialização da região ocorra efetivamente”. Além disso, o tucano comprometeu-se em destinar exatos 10% do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para aquela região. “Tenho certeza de que estamos no caminho certo, vamos continuar transformando e integrando Goiás”, finalizou.

O agronegócio também foi abordado no debate, como força motriz da economia goiana e brasileira. Segundo Marconi, foi por meio dos incentivos fiscais que Goiás é hoje destaque nacional na produção agrícola: “Nós agregamos valor às cadeias produtivas e, hoje, a área é responsável por um terço do PIB do Estado, que segue batendo recordes mês após mês”. O tucano destacou ainda a posição privilegiada do Estado no cultivo de algumas commodities: “Somos o 2º maior produtor de cana-de-açúcar do País. Elevamos a produção de grãos de 15 para 19 milhões de toneladas em apenas três anos”.

“Vale lembrar que Goiás é Zona Livre de Aftosa desde 2000, graças às extensas campanhas de conscientização que desenvolvemos todos os anos. Nosso foco é o desenvolvimento, por isso crescemos tanto e conseguimos números extraordinários”, reforçou o governador. Foi questionado, também, sobre a atuação da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): “Além de trocar toda a frota, investimos pesado em parcerias com todos os municípios do Estado. Não só na Emater, mas na Agrodefesa também”.

Saneago
O governador aproveitou o debate para rebater críticas de opositores em relação à Saneago. Marconi relatou que, quando assumiu o governo em 1999, eram apenas 12 estações de tratamento em todo o Estado. “Nós construímos 70 nos nossos governos e outras 12 estão sendo finalizadas. Nós mais que dobramos a rede de esgoto e de água em Goiás”, esclareceu, para, em seguida, acrescentar: “Ninguém fez mais investimentos do que eu. Foram aplicados, somente neste governo, R$ 3 bilhões nesta área”. 

Por fim, Marconi reforçou que a Saneago não será privatizada. “É pública e vai continuar sendo. É uma empresa lucrativa que, só no ano passado, rendeu R$ 53 milhões aos cofres públicos”, rebateu o governador. “E continuaremos investindo na construção de redes de esgoto para garantir que 100% da população goiana tenha água tratada”, finalizou. 



Nenhum comentário: