sábado, 4 de outubro de 2014

Ao longo da campanha, aprovação do governo Marconi cresceu gradativamente

Institutos como Serpes, Veritá e Ibope comprovam 
aumento da avaliação positiva da gestão marconista 

Ao longo desta campanha, o governador Marconi Perillo (PSDB), candidato à reeleição, viu a aprovação de sua gestão aumentar consideravelmente em todo o Estado. No último levantamento do Instituto Serpes, realizado entre os dias 22 e 26 de setembro e divulgado pelo jornal O Popular no dia 29, o tucano aparece com 46,9% de avaliações positivas, quando somados os índices de “ótimo” e “bom” – o percentual é o maior desde julho de 2013, mês em que ocorreram inúmeras manifestações no País. Em contrapartida, o total de “ruim” e “péssimo”, é o menor da série histórica, totalizando apenas 16%. Nesta pesquisa, consideraram a gestão regular 35% dos entrevistados; 2,1% não opinaram.

Para efeitos de comparação, em julho do ano passado, período em que a onda de protestos populares derrubaram a popularidade de todos os governantes brasileiros, Marconi tinha, segundo pesquisa Serpes do dia 14 de julho, 31,7% de reprovação e 30,4% de aprovação. No entanto, já em outubro do mesmo ano, ele subiu para 36,8% na soma dos índices “ótimo” e “bom”, ante 27,2% de “ruim” e “péssimo”.

Desde então, as avaliações positivas da gestão de Marconi não pararam de crescer. No início da campanha, em pesquisa divulgada no dia 4 de julho deste ano pelo jornal O Popular, o governador tinha duas vezes mais menções positivas do que negativas: 41,2% de aprovação e 20% de reprovação. 

Além do Serpes, outros institutos também indicavam a mesma tendência. O Ibope mostrou, em levantamento realizado entre os dias 29 e 31 de julho, que o governador tinha 34% de índices “bom” e “ótimo”, 24% de “ruim” ou “péssimo” e 36% de “regular”. Já no último, realizado entre 22 e 24 de setembro, os índices positivos saltaram para 41% - aumentando sete pontos percentuais em menos de dois meses - e as menções negativas caíram para 22%. Além disso, o Ibope concluiu que cerca de 51% dos entrevistados aprovam a administração do atual governador e apenas 37% desaprovam. 

A mais recente das pesquisas que avaliou o grau de satisfação dos goianos veio do Instituto Veritá, que indica 70% de aprovação à maneira como o atual governador vem conduzindo o Estado. No levantamento, divulgado pelo jornal A Redação e aTV Record, realizado entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a administração Marconi tem cerca de 47% de avaliações “ótimo” e “bom”, 36% de regular, ante apenas 17% de “ruim” ou “péssimo”.

Motivos
Os aliados do governador vêm atribuindo os ótimos resultados à campanha de sucesso do tucano - que deve vencer no primeiro turno, vide última pesquisa Serpes/O Popular, na qual ele tem 51,57% dos votos válidos. Ao contrário dos adversários, que optaram por ataques, baixarias e as mais sórdidas acusações, o governador e candidato à reeleição manteve a promessa do início de campanha, tendo apresentado propostas e alternativas inteligentes, inovadoras, para os principais desafios de Goiás.

Não obstante, com os programas eleitorais, Marconi teve a oportunidade de apresentar à sociedade goiana todo o trabalho que a atual administração vem realizando por todo o Estado. Obras como o Hugo 2 e todos os demais hospitais da rede Hugo, a reforma de 1.080 escolas estaduais, os cinco mil quilômetros de rodovias reconstruídos, a reforma e reabertura do Autódromo de Goiânia (considerado o melhor do Brasil), bem como os Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq), as duplicações de todas as saídas de Goiânia e centenas de outras, puseram o cidadão à par de todos os investimentos que estão sendo feitos pela gestão tucana.

Ainda sobre os hospitais do Estado, que são geridos pelas Organizações Sociais (OSs), houve, durante o período eleitoral, a separação entre o que é de responsabilidade da Prefeitura e o que é de responsabilidade do Estado. O governador apostou que havia uma grande confusão da população e se empenhou em elucidá-la. Dessa forma, ele apresentou as modernas instalações dos complexos que tem entregado e provou, com uma pesquisa também do Instituto Serpes, que é de 90% o índice de usuários satisfeitos com a qualidade do trabalho oferecido pelas unidades da Secretaria de Estado da Saúde. O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - criado por Marconi - recebeu a maior nota: 9,7. 

Outra razão apontada é que, após as manifestações de 2013, o governador goiano foi o primeiro do País a assinar decreto que instituiu o Passe-Livre estudantil, já em junho do ano passado, e deu início, à época, a uma verdadeira maratona de viagens por todo o Estado. Desde agosto do ano passado, Marconi visitou todos os 246 municípios goianos, ouvindo as demandas da população de perto, entregando milhares de benefícios neste período - a maioria deles obras de infra-estrutura e programas sociais. Com o passar dos meses, a avaliação da gestão do tucano disparou e deve, inevitavelmente, garantir sua reeleição nas eleições de 2014.

Nenhum comentário: