quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Seleção Brasileira Vence o Equador Nos EUA

No segundo compromisso de Dunga à frente da Seleção, o Brasil voltou a vencer e, nesta terça-feira, bateu o Equador, em Nova Jersey (EUA), por 1 a 0, determinado pelo meia Willian. Com um esquema definido neste início de reformulação visando a Copa de 2018, o treinador voltou a observar jogadores no segundo tempo e, desta vez, deu uma oportunidade a Gil e a Ricardo Goulart, que não entraram em campo diante da Colômbia, na sexta-feira.

Diferentemente do confronto de Miami, quando o jogo ficou marcado por muitas faltas, o duelo desta terça teve um início travado em função da postura defensiva do adversário. Após o gol da Seleção, porém, a partida ganhou em movimentação. Na etapa final, a defesa inédita lançada por Dunga foi mais exigida pelos equatorianos, mas mesmo assim prevaleceu o placar construído ainda no primeiro tempo.

A Seleção volta a jogar em outubro, quando terá a Argentina, em jogo válido Superclássico das Américas, no dia 11, na China, e o Japão, em amistoso a ser disputado no dia 14, em Singapura.


EQUILÍBRIO E GOL ENSAIADO

Dunga optou por manter a base do time que venceu na reestreia do técnico pela Seleção contra a Colômbia e fez apenas duas mudanças pontuais - Danilo e Marquinhos nas vagas de Maicon, cortado, e David Luiz, machucado. Diferentemente do jogo de sexta passada, entretanto, o Brasil adiantou a marcação e pressionou a saída de bola do Equador, que adotou uma postura bem defensiva.

A promessa do técnico Sixto Vizuete de começar o amistoso com três atacantes foi puro blefe. Fechado, o time apostava nos lançamentos diretos para Valencia, praticamente sozinho à frente.

À medida que a Seleção passou a marcar mais atrás, o Equador avançou, abdicando, em certos momentos, de jogar apenas no contra-ataque. E em uma das vezes em que todo o time se adiantou, o Brasil quase marcou com Neymar. O camisa 10 recebeu ótimo lançamento de Filipe Luís e, pouco à frente do círculo central, partiu em velocidade, ganhou dos zagueiros na corrida, mas finalizou para fora.

O jogo ganhou nova dinâmica justamente depois que o Brasil inaugurou o placar no Metlife Stadium. A jogada ensaiada na cobrança de falta de Oscar, que rolou para Neymar dá um tapa e encontrar Willian livre para marcar, aos 30 minutos, quebrou a proposta defensiva do Equador.
Willian toca na saída do goleiro para marcar o gol da Seleção (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)



Em busca do empate, o time de Vizuete foi à frente e deixou mais espaços entre a defesa e o meio de campo. No ataque, os equatorianos quase igualaram o marcador com Valencia, que acertou um chutaço cruzado na trave esquerda de Jefferson.

O adversário impôs mais velocidade ao jogo, acuando a Seleção no campo de defesa. O domínio nos minutos finais do primeiro tempo, porém, não significou oportunidades reais por falta de qualidade dos equatorianos, com exceção de Valencia.

TESTE PARA A DEFESA

Apesar da vantagem da Seleção, Dunga optou por mudar a Seleção na volta do intervalo. Com o objetivo de dar mais mobilidade à frente, apostou no entrosamento de Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, ambos do Cruzeiro, para acelerar o jogo do Brasil no ataque.

Logo no primeiro minuto, a dupla cruzeirenses mostrou serviço. Depois de Ribeiro apertar a marcação e roubar a bola, ele tocou para Goulart que lançou Danilo. O lateral cruzou rasteiro para Neymar, livre e sem goleiro, acertar o travessão. No rebote, quase Goulart ainda marcou.

Embora tivesse mais posse de bola, o Brasil ficou exposto aos contra-ataques do Equador. Defensivamente, a Seleção deixou de estar compacta atrás. E em uma jogada de Paredes pela direita, o adversário quase empatou. O lateral encontrou Valencia na área, ele testou com força, Jefferson defendeu e, na sequência, Filipe Luis salvou em cima da linha.

A defesa totalmente inédita do Brasil - nenhum dos quatro defensores estiveram na Copa do Mundo - passou a ser testada, especialmente nas jogadas tramadas pelo Equador pelas laterais. 

Sem acertar os contra-ataques e sacramentar a vitória, a equipe de Dunga viu o Equador ameaçar o resultado. Com 30 minutos de jogo, os equatorianos superaram a Seleção em finalizações: 7 x 6.

Até o fim do jogo, o Brasil ainda quase marcou um bonito gol com Everton Ribeiro, que tentou encobrir Domínguez, e outro com Neymar, após cobrança de falta. 


FICHA TÉCNICA

BRASIL 1 X 0 EQUADOR

Estádio: Metlife Stadium, Nova Jersey (EUA)
Data/hora: 9/9/2014 - 22H
Árbitro: Edvin Surisevic (EUA)
Auxiliares: Frank Anderson (EUA) e Peter Manikowski (EUA)
Público: 36.975 pagantes
Cartão amarelo: Erazo (EQU)
Cartão vermelho: -
Gols: Willian (30'/1ºT)

BRASIL: Jefferson, Danilo (Gil/ 44' 2°T), Miranda, Marquinhos e Filipe Luis; Luiz Gustavo (Fernandinho/ 28' 2°T), Ramires (Elias/ 23' 2°T), Oscar (Everton Ribeiro/intervalo) e Willlian (Ricardo Goulart/intervalo); Neymar e Tardelli (Philippe Coutinho/ 21' 2°T). Técnico: Dunga

EQUADOR: Domínguez; Paredes, Erazo, Cangá, Ayoví; Noboa, Castillo, Ibarra (Fidel Martínez/ 37' 2°T), Sornoza (Rojas/intervalo); Cazares (Angulo/ 21' 2°T), E.Valencia. Técnico: Sixto Vizuete


Nenhum comentário: