segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Pesquisa Serpes: Marconi Tem 14,2 de Vantagem Sobre Iris Rezende

O governador Marconi Perillo (PSDB) comentou a pesquisa Serpes publicada neste domingo pelo jornal O Popular: “Recebo com humildade e 'pés no chão' os números que foram divulgados. E por isso conclamo a nossa militância a redobrar o trabalho feito até aqui para levar as propostas de nossa campanha a todo o povo goiano. Também vejo os números com entusiasmo. Principalmente porque depois de três semanas de muitas falsas promessas, de discursos demagógicos e de muitas baixarias patrocinadas pelos nossos adversários, o eleitor goiano tem reafirmado a confiança em um modelo de gestão eficiente e realizador”. 

Candidato à reeleição pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás, Marconi mantém ampla vantagem sobre seus adversários e tem 39,3% das intenções de votos. A vantagem dele sobre o segundo colocado, Iris Rezende (PMDB), que aparece com 25,1% das intenções, é de 14,2 pontos porcentuais.

“Estamos falando de um governo moderno e que acerta ao executar o maior programa de obras públicas de todo o País, sem deixar de ter um olhar atento aos programas sociais que priorizam o ser humano. O eleitor está compreendendo a importância das mudanças, para melhor, que estamos promovendo na qualidade dos serviços públicos e não quer que Goiás volte atrás, ao tempo das velhas práticas políticas. O eleitor tem demonstrando clareza acerca da importância do desenvolvimento do nosso Estado”, acrescentou o governador.

Primeiro turno
Os índices de intenção de voto nos candidatos ao governo de Goiás se mantiveram estáveis na comparação com a rodada anterior, divulgada em 31 de agosto. Ainda assim, a pesquisa indica a tendência de vitória de Marconi já no primeiro turno. Somados, os adversários do tucano totalizam 39,1% das intenções de votos, 0,2 ponto porcentual a menos que índice registrado pelo governador.

Para vencer no primeiro turno, Marconi tem de obter 50% mais um dos votos válidos da eleição. Segundo o Serpes, o governador tem 50,1% dos votos válidos, ou seja, ele venceria a disputa já no dia 5 de outubro. O Serpes entrevistou 801 eleitores em todas as regiões do Estado. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%.

Espontânea
O governador Marconi Perillo ampliou em 3,5 pontos porcentuais o índice de intenções de votos entre os eleitores na pesquisa espontânea, mostra a última rodada da pesquisa Serpes/O Popular, realizada entre os dias 8 e 12 de agosto e divulgada neste domingo. O tucano tem 30,5% das intenções de voto, diante de 27% registrados no levantamento anterior, divulgado no dia 31 de agosto.

Com o resultado, Marconi está 12,8 pontos porcentuais à frente do segundo colocado da disputa, o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que aparece com 17,7%. À exceção de Marconi, todos os demais candidatos tiveram oscilações dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,46 pontos porcentuais, para mais ou para menos. 

Segundo turno
Além da tendência de vitória já no primeiro turno da disputa para o Palácio das Esmeraldas, o governador lidera com folga os dois cenários de segundo turno simulados pela última pesquisa Serpes/O Popular. As frentes do tucano para os adversários são de 12,7% e 25,2%, mostra o levantamento.

Na disputa contra Iris Rezende (PMDB), Marconi tem 46,7% das intenções, diante de 34% obtidos pelo peemedebista – vantagem de 12,7 pontos. Os eleitores indecisos somam 8,6% dos entrevistados; 8,7% afirmam que votariam nulo e 2% dizem que não votarão.

Na disputa contra Vanderlan Cardoso (PSB), o tucano tem exatamente o dobro das intenções de votos do pessebista. Marconi obtém 50,4% dos votos, diante de 25,2% do ex-prefeito de Senador Canedo. Os eleitores indecisos totalizam 9,7% dos entrevistados; 10,7% afirmam que anulariam o voto e 3,9% disseram que não votariam.

Nenhum comentário: