sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Pesquisa Grupom/DM - Marconi Cresceu 4,5 Pontos e Abriu 16,7% de Frente Sobre Iris Rezende

O governador Marconi Perillo (PSDB) cresceu 4,5 pontos porcentuais e ampliou a vantagem sobre o segundo colocado na disputa para o governo de Goiás, mostra pesquisa Grupom/Diário da Manhã realizada entre os dias 8 e 11. O tucano lidera a corrida, com 41,5% das intenções de votos, diante de 24,8% obtidos pelo ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), segundo colocado.
Na comparação com a rodada anterior, publicada em 11 de agosto, Marconi ampliou a dianteira sobre Iris de 12,2 pontos para 16,7% pontos porcentuais. Na pesquisa passada, o governador tinha 37% das intenções de votos, diante de 26,1% obtidos por Iris – que caiu 1,3 ponto porcentual entre as duas rodadas. O Grupom entrevistou 1.011 eleitores e a margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
O candidato do PSB, o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso, aparece na terceira colocação, com 11,3% das intenções de votos. Na rodada de agosto, o pessebista obteve 9,5%. O candidato do PT, o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide, está em quarto lugar, com 6,1% das intenções de votos, mesmo porcentual registrado na rodada passada. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, de cada 100 pesquisas realizadas com a mesma metodologia, em 95 o resultado seria o mesmo levando em conta as margens de erro.
Os demais candidatos registraram índices iguais ou inferiores a 1%. Segundo o Grupom, os eleitores que afirmam estar indecisos quanto ao voto para governador somam 8,7%, diante de 10,3% registrados no levantamento anterior. Os eleitores que afirmam que votarão em branco ou nulo somam 5,8%. Na rodada de agosto, eram 8,5% dos eleitores entrevistados pelo instituto.
Votos válidos
O Grupom calculou os votos válidos da disputa para governador, obtido por meio da exclusão dos eleitores indecisos e que afirmaram que votariam em branco ou nulo. Marconi tem 48,6% dos votos, Iris aparece com 29,1% e Vanderlan tem 13,2%. Gomide aparece com 7,2%. O cálculo de votos válidos é usado pela Justiça eleitoral para computar o resultado da eleição.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que os eleitores escolhem livremente o candidato a governador de sua preferência, Marconi tem 28,2% das intenções de voto, registrando alta de 6,9 pontos porcentuais na comparação com a rodada anterior, realizada em agosto. Iris aparece com 13,9% das intenções, índice 3,4 pontos porcentuais maior que o índice registrado na rodada anterior, quando aparecia com 10,5% das intenções.
Vanderlan aparece com 7% na espontânea, diante de 5,3% registrados na rodada anterior. Gomide obtém 2,8%. Na pesquisa de agosto, o petista aparecia com 3,2% das intenções na pesquisa espontânea. Os demais candidatos não pontuaram ou tiveram índices inferiores a 1%.
Os eleitores indecisos ou que não responderam à pergunta sobre em qual candidato votariam totalizam 47,8%, índice 11,5 pontos porcentuais inferior ao registrado na rodada anterior, quando totalizavam 59,3% dos entrevistados pelo Grupom.
Rejeição
O Grupom aferiu o índice de rejeição dos candidatos a governador junto aos eleitores. Marconi e Iris obtiveram índices semelhantes. O tucano aparece com 29,3% e o peemedebista, com 29%. Enquanto a rejeição a Iris se manteve estável na comparação com a rodada anterior, Marconi teve queda de 4,4 pontos porcentuais no índice na comparação com a rodada anterior.
A rejeição a Vanderlan é de 15,5% e a Gomide, de 15,7%. Segundo o levantamento, 36,2% dos eleitores afirmaram que votariam em qualquer um dos sete candidatos ao governo de Goiás, índice ligeiramente maior que o registrado na rodada passada, em 35,2% dos entrevistados afirmaram não rejeitar nenhum dos candidatos.

O Grupom entrevistou 1.011 eleitores e a margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, de cada 100 pesquisas realizadas com a mesma metodologia, em 95 o resultado seria o mesmo levando em conta as margens de erro.

Marconi lidera o segundo turno
O governador Marconi Perillo (PSDB) lidera com ampla vantagem todos os cenários de segundo turno simulados pela pesquisa Grupom realizada entre os dias 8 e 11. Na disputa contra Iris Rezende (PMDB), a mais provável, o tucano tem 49,8% das intenções, diante de 36,3% do peemedebista. Numa eventual disputa contra Vanderlan Cardoso (PSB), Marconi obtém 52,6% e o pessebista, 31,3% das intenções de votos. Na disputa contra Antônio Gomide (PT), o tucano aparece com 57,1% das intenções, diante de 24,4% do petista.
O Grupom calculou os votos válidos para os cenários de segundo turno. Na disputa contra Iris, Marconi tem 57,8% e o peemedebista, 42,2% das intenções de votos. Contra Vanderlan, o tucano tem 62,7% e pessebista, 37,3% dos votos válidos. Quando o adversário é Gomide, o governador aparece com 70% e o petista, com 30% das intenções de votos. O cálculo de votos válidos é usado pela Justiça Eleitoral para computar o resultado da eleição.
Metodologia — Universo: Goiás — Amostra: 1.011 eleitores — Margem de erro: 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos — Confiança: 95% — Período de realização: 8 a 11 de setembro de 2014 — Realização: Grupom Consultoria Empresarial Ltda. Contratante: Diário da Manhã — Registros na Justiça Eleitoral: TSE: BR-00595/2014; TER-GO: GO-00116/2014, ambas registradas em 6 de setembro de 2014.

Nenhum comentário: