domingo, 7 de setembro de 2014

Marconi destaca empenho dos educadores no 1º primeiro lugar alcançado pela rede estadual de educação no Ideb

     Governador encontrou-se com professores, diretores e servidores administrativos

O primeiro lugar que o Ensino Médio oferecido pela rede estadual de Educação conquistou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi atribuído pelo governador Marconi Perillo ao esforço do governo do Estado, ao empenho de todos os profissionais da Educação, à dedicação dos estudantes e à participação das famílias e de toda a comunidade escolar. Marconi participou de uma roda de bate-papo com professores, diretores e servidores administrativos, onde festejaram o que classificaram como a confirmação de todas as conquistas obtidas na atual gestão. “Muito obrigado a todos vocês. Estou imensamente feliz. Essa conquista é nossa. Fizemos o nosso dever de casa e somos o primeiro do Brasil”, bradou o governador.

Em meio a um diálogo descontraído, Marconi e os educadores discutiram os próximos passos para a continuidade dos avanços na área. Os professores ainda aproveitaram para contar como foi a reação nas unidades educacionais em que trabalham quando receberam a notícia. O governador brincou que se sentia como se a Seleção Brasileira estivesse marcado o sétimo gol contra a Alemanha, ao contrário do que aconteceu no jogo que eliminou o Brasil da Copa do Mundo. “Permitam-me fazer esta brincadeira, mas acredito que cada um sentiu uma vitória particular e, ao mesmo tempo, orgulho de todos os colegas de trabalho e dos alunos”, afirmou.

Os educadores que estavam ao lado de Marconi narraram suas próprias reações e a dos alunos. “Vibramos muito. A sensação era de ‘alma lavada’”, definiu a professora Rocxana Ribeiro de Faria, do IEC Presidente Castello Branco, localizado em Goiânia. Antes de traçar as próximas ações, o governador definiu que a meta da sua gestão é, a partir de agora, manter a posição alcançada e se distanciar, cada vez mais, dos outros estados: “Não é somente chegar ao primeiro lugar. Se fomos capazes de crescer tanto em três anos, o céu tem que ser o nosso limite”.

Histórico
Em 2011, Goiás saltou da 16ª para a 5ª posição no Ideb. Os índices divulgados na última sexta-feira são referentes a 2013, pois o Ideb é aferido pelo Ministério da Educação (MEC) a cada dois anos. Marconi e os profissionais também comemoraram a redução drástica no índice de evasão escolar – conquista que apontaram como uma das maiores -, a valorização dos professores e o estímulo aos estudantes com políticas de reconhecimento, como o Prêmio Aluno. Ressaltaram ainda a padronização curricular e as mudanças na estrutura física de centenas de unidades educacionais, entre outros.

Marconi reiterou que as metas para a próxima gestão, caso reeleito, são: continuar com o repasse de recursos aos Conselhos Escolares para reforma das escolas e para construção de quadras cobertas em todas elas; universalizar o programa Escola Digital – entrega de notebooks a todos os professores e alunos da rede estadual -; climatizar as salas de aula; e investir ainda mais na valorização do professor. Ele reforçou que já definiu, em lei, que 80% dos recursos dos royalties do Pré-Sal que couberem a Goiás serão destinados para a educação. Do valor, 60% serão para investimento na carreira dos professores.

A diretora Rocxana destacou que a atual gestão direcionou o foco para o pedagógico. “Além da valorização e do envolvimento entre aluno e professor, a comunidade também foi envolvida no processo de aprendizagem. Não estamos em primeiro lugar por acaso; a educação em Goiás foi redimensionada”, observou. “Nada melhor para democratizar oportunidades do que a escola pública de qualidade”, acrescentou Marconi.

Modernização
O governador disse ainda que outro foco da próxima gestão é avançar nas escolas de tempo integral, na transformação das estruturas físicas de mais unidades educacionais em edificações Padrão Século 21 e aumentar o número de professores à disposição das escolas, em sala de aula.

“Estamos estudando mais incentivos. Se tem algo que me preocupa muito e que tem me feito pensar diariamente é a forma de valorizarmos mais os professores. Não é tarefa fácil, dado os limites com gastos do nosso orçamento e os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Quando decidimos pagar o piso, no início desta gestão, comprometemos 97% do orçamento da educação com despesas de pessoal. Mas, assim como encontramos o caminho para outros problemas, vamos encontrar para este”, enfatizou.

“Eu sonho com um piso maior que o nacional, para início de conversa. E estou pensando muito sobre como tornar isso realidade”, exemplificou.  Marconi reforçou que a conquista do 1º lugar no Ideb desmonta as críticas que tem recebido dos candidatos adversários. “Esta é a nossa resposta. Tivemos dois candidatos que disseram que nós acabamos com o Ensino Médio. Não precisamos respondê-los. Estamos fazendo a nossa revolução”, afirmou.

As filhas de Marconi, Isabella e Ana Luísa, e a primeira-dama Valéria Perillo também participaram do bate-papo com os educadores. “Queria dividir com vocês que meu pai me acordou ainda de madrugada para me contar a notícia. Ele estava tão eufórico que disse que precisava dividir isso comigo. Vocês não imaginam o quanto ele se emocionou”, disse Isabella, também emocionada.

Fotos: Lailson Damásio

Nenhum comentário: