quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Governador se Reúne Com Mulheres em Bate-Papo na Vila União


O governador Marconi Perillo (PSDB) realizou mais um bate-papo com a população, desta vez com centenas de mulheres, no setor Vila União. Acompanhado pela primeira-dama Valéria Perillo, Marconi explanou as políticas públicas e ações do atual governo voltadas para as mulheres goianas, e os projetos criados em suas gestões e que foram aprimorados nos últimos três anos. Ele ressaltou que em todas as pastas do governo existem programas que atendem às mulheres.

Marconi e Valéria responderam juntos às perguntas de dez mulheres, que também os elogiaram pelas realizações em diversas áreas direcionadas às mulheres do Estado. O público presente os aplaudiu a cada ação mencionada, e respaldou os projetos para o futuro destacados por ambos. Questionados sobre a possibilidade de construção creches no interior de Goiás, o governador explicou que a educação infantil é de responsabilidade das prefeituras, mas lembrou que o governo do Estado edificou, nesta gestão, em parceria com prefeituras e entidades filantrópicas, 105 Centros de Educação Infantil (CEIs).

Indagada sobre apoio às mulheres na área da saúde, a primeira-dama destacou o programa “Meninas de Luz”, mantido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Neste governo, foram realizados mais de 15 mil atendimentos a adolescentes e jovens, durante a gravidez e após o nascimento dos bebês. Marconi acrescentou os programas de prevenção a doenças como o câncer de mama, e o atendimento de excelência prestado pelo Hospital Materno Infantil (HMI), que passou a integrar a Rede Hugo.

O governador ainda defendeu a continuidade da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira) e disse que a pasta será ainda mais fortalecida, caso ele continue à frente do governo do Estado. “Já fui questionado sobre a necessidade de existência da Semira, e reafirmo que esta secretaria não se ocupa apenas da formatação de políticas públicas, mas é um forte ponto de apoio às mulheres”, ressaltou.

Ele lembrou que, no início deste mandato, o Estado tinha cinco Delegacias da Mulher, criadas em suas gestões anteriores, e hoje conta com 22. “Elas serão mantidas e continuarão a ter nosso apoio irrestrito”, pontuou. Indagada sobre a continuidade do programa Bolsa Universitária, coordenado pela OVG, Valéria afirmou que o programa será ampliado no próximo governo de Marconi, e informou que no dia 20 deste mês novas inscrições serão abertas. O investimento mensal em Bolsas Universitárias é de R$ 12 milhões.

Em relação à assistência a pessoas com deficiências físicas e mentais, Marconi ressaltou que foi um dos primeiros governadores a aderir ao programa “Viver Sem Limites”, do governo federal, lançado há dois anos. “A Secretaria de Educação está tomando providências para acessibilidade. Sigo na cobrança também com a Secretaria de Saúde pelo mesmo. Temos um Vapt Vupt aqui em Goiânia, na Rua 4, com um espaço especial para os idosos e deficientes. Demandas por acessibilidade e mobilidade urbana são urgências da atualidade”, declarou, lembrando a criação do Centro de Reabilitação e Readaptação Doutor Henrique Santillo (CRER), em 1999, referência nacional na área.

“Importante lembrar que o CRER é prata da casa, uma criação de Goiás, com a cara do nosso povo. E quando senadores vão ao ministério pedir um hospital Sara Kubitscheck, oferecem o CRER, que é um modelo extraordinário”, ressaltou.

Fotos: Marco Monteiro

Nenhum comentário: