quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Deputados Pedem Ressarcimento de Assinatura de Canal Adulto

Todos os brasileiros estão carecas de saber que o Congresso Nacional pouco resolve e custa muito caro aos contribuintes.

Mas chega a ser uma afronta o que alguns deputados fazem com o dinheiro público.

Sob o nome de CEAP – Cota para Exercício da Atividade Parlamentar, somos obrigados a ressarcir despesas dos deputados que são necessárias ao exercício do mandato.

Repercutimos aqui a denúncia feita pelo site jornalístico Congresso em Foco referente despesas ressarcidas pela Câmara dos Deputados a 3 membros da Casa.

Deputado Renato Molling PP-RS
Os deputados flagrados são Flaviano Melo (PMDB-AC), José Airton (PT-CE) e Renato Molling (PP-RS). Os 3 deputados pediram ressarcimento de despesas com contratação de serviços de TV Paga. Seria até justificável se fosse para assistirem notícias ou programas culturais. Porém entre os canais
Deputado Jose Airton PT-CE
contratados estão compras de filmes, jogos de futebol (sistema pay-per-view) e pasmem, canais adultos. 

Sob esta verba CEAP, normalmente os deputados fazem gastos com hospedagens, passagens aéreas, aluguéis diversos e outras despesas do dia-a-dia. A média de gasto de cada deputado gira em torno de R$ 35 mil mensais.

Deputado Flaviano Melo PMDB-AC
Os deputados Renato Molling e Flaviano Melo ouvidos pelo site, alegaram equívocos e que desconheciam dos serviços contratados e que providenciaram o reembolso destas despesas à Câmara. O Deputado José Airton não foi encontrado para falar sobre o assunto.

Mas para resumir vale a pena repercutir o ativista digital Lúcio Big responsável pela descoberta das faturas:

“Não é pelo valor em si que a gente deve fiscalizar [o uso do dinheiro público], mas pelo ato em si. Porque quem mexe com um valor pequeno sem responsabilidade pode, também, não ter responsabilidade para lidar com valores altos de dinheiro público. Essa atitude de fiscalizar, de cobrar, tem de ser independente do valor. Cada cidadão brasileiro tem a obrigação, até, de ser um fiscal, e cobrar dos gestores públicos uma posição mais coerente, mais correta para lidar com o dinheiro público”





Nenhum comentário: