domingo, 10 de agosto de 2014

Walter Paulo Luta Pela Redução da Jornada de Trabalho dos Enfermeiros Para 30 Horas Semanais

Enfermeiro é o profissional que zela pelo bem estar e saúde de pacientes dando toda a assistência física e psicológica a esses pacientes e suas famílias. Ele é responsável por seguir a prescrição médica e se certificar de que o tratamento está sendo seguido corretamente.

Existe hoje um deficit de 350 mil enfermeiros no Brasil. Um dos motivos do deficit de profissionais é a pesada jornada de trabalho de 44 horas. 

O professor Walter Paulo, candidato a deputado Federal(PMN), tem como uma de suas bandeiras de campanha,  a redução da jornada de trabalho de 44 para 30 horas  semanais dos enfermeiros.

O Brasil possui cerca de 200 milhões de habitantes e apenas contabiliza 1.500.653 profissionais de enfermagem.

A desigualdade na relação entre enfermeiros e médicos impacta negativamente na saúde, de acordo com o membro do Cons­elho Federal de Enfer­magem (Cofen) Antônio Marcos Freire. “O médico é responsável pelo diagnóstico e por indicar o tratamento, mas é o enfermeiro que prescreve os cuidados e tem maior contato com o paciente. Logo, se estão em menor número, essa parte fica comprometida.”

Historicamente, a Enfermagem sempre foi vista como um ofício menor se comparado com a Me­­di­­cina, embora ambas tenham pa­­peis igualmente importantes na área de Saúde. “É uma questão de cul­­tura. A Medicina é uma ciência mais antiga, e o status social do médico sempre foi maior do que o do enfermeiro. Isso começa a mu­­dar, até porque é o enfermeiro que está 24 horas com o paciente, e as pessoas começam a valorizá-lo.

Quando o assunto é o investimento na formação de enfermeiros, o Brasil possui a segunda pior posição entre os países industrializados. Para cada mil habitantes, existe apenas 0,9 enfermeiro, taxa semelhante à da Índia, e à frente apenas do Chile. Isso é o que revela estudo elaborado pela Organização e Cooperação para o Desenvol­vimento Econômico (OECD na sigla em inglês) com 40 países – os 34 membros da instituição e seis emergentes.


Walter Paulo afirma que essa é uma reivindicação antiga da categoria que sofre desgastes físicos e mentais. "Esses profissionais trabalham em pé e muitas vezes sobre tensão. A redução da jornada de trabalho para 30 horas vai trazer benéficos para os enfermeiros e também para os pacientes pois muitas vezes, o cansaço físico, dificulta que o trabalho seja feito com perfeição" Ressalta Walter Paulo.

Tramita na câmara federal, há 14 anos, uma proposta (PL 2295/00) que fixa em 30 horas a carga de trabalho semanal de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. A intenção é assegurar isonomia dessa categoria com outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Mas sem deputados comprometidos com a causa esse projeto não é aprovado e regulamentado.

Neste sentindo o professor Walter Paulo pretende lutar regulamentação da jornada de trabalho dos enfermeiros para 30 horas semanais. Várias reuniões já foram realizadas com representantes da categoria. A CLT exige 44 horas de trabalhos semanais, mas este não é somente um caso de jornada de trabalho, acima de tudo é um caso de saúde pública, onde está em risco a vida das pessoas.

Pelos cálculos do setor e de técnicos do governo, o impacto da redução da jornada de trabalho seria de R$ 27 bilhões por ano, entre horas extras e contratação de mais de 400 mil novos profissionais.

Atualmente, há 1,5 milhão de enfermeiros em atividade no Brasil.

"Com uma jornada de 30 horas semanais, será possível melhorar a qualidade dos atendimentos, com profissionais sem stress, em clima de conforto e tranquilidade, possibilitando um atendimento de excelência, cuidando de pessoas que necessitam de cuidados especiais. Finaliza Walter Paulo.

Nenhum comentário: