quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Polícia Militar nas Ruas e Operação de Guerra Contra os Bandidos em Goiás


 As ações deflagradas pela Polícia Militar impulsionam o aumento na quantidade de apreensões de drogas, armas de fogo e prisão de foragidos da Justiça em todo o Estado. De janeiro a julho deste ano, a corporação deflagrou mais de 34 mil operações policiais. Neste mesmo período, quase 400 mil pessoas foram abordadas.

Alinhado ao planejamento elaborado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), a corporação definiu novas estratégias, intensificou o número de abordagens e operações policiais focadas, principalmente, para desarticular quadrilhas de traficantes, coibir a circulação de armas de fogo ilegais, homicídios, roubos e outras práticas criminosas.

Comparando com o mesmo período de 2013, quando foram contabilizadas 3.180 apreensões, o volume de drogas apreendidas em todo o Estado cresceu 12%. Cada uma das 3.568 ocorrências registradas este ano inclui médias e grandes apreensões de entorpecentes realizadas nos centros urbanos, zonas rurais e principais divisas do Estado.

Dados do Comando de Tecnologia da Informação (CTI) apontam ainda crescimento na quantidade de apreensões de armas de fogo ilegais. Em relação ao ano passado, o número de armas de fogo ilegais apreendidas saltou de 1.511, em 2013, para 1.882, no acumulado deste ano, resultando no aumento de 24% na quantidade de apreensões.

Este ano, a corporação fortaleceu também suas ações para recapturar foragidos da Justiça e coibir os crimes de furto e roubo de veículos. Em sete meses, a PM efetuou a prisão de 2.598 foragidos da Justiça e recuperou 8.923 veículos roubados ou furtados.

PM fortalece ações de combate à criminalidade na capital

Acompanhando a tendência de crescimento dos indicadores de produtividade registrado no primeiro semestre deste ano, a PM mantém em Goiânia o maior número de operações de combate à criminalidade. Em sete meses, foram desencadeadas um total de 9.163 operações policiais, o que representa 26% das ações deflagradas em todo o Estado.

Durante as abordagens e operações deflagradas em Goiânia, a PM efetuou a prisão de 847 foragidos, 762 apreensões de drogas e 459 apreensões de armas de fogo. As ações resultaram ainda na recuperação de 3.772 veículos roubados ou furtados.

O número de foragidos recapturados na capital representa 32% do total registrado em todo o Estado. Em relação às demais cidades e regiões de Goiás, a PM contabiliza em Goiânia 21% das apreensões de drogas, e 24% das apreensões de armas de fogo. Mais de 45% dos veículos roubados foram encontrados em Goiânia.

Conforme dados do CTI, todos os dias a PM retira de circulação uma média de duas armas de fogo das ruas da capital, recaptura quatro foragidos, realiza três apreensões de drogas e recupera 18 veículos com registro de furto ou roubo.

“Vamos impulsionar ainda mais nossas ações”, garante coronel

Ontem, com o início do estágio do estágio operacional de 568 policias do Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual (Simve), comandante-geral da PM, coronel Silvio Benedito Alves, explica que será possível intensificar ainda mais as ações da corporação. Principalmente, nos bairros que concentram os maiores índices de criminalidade.

O reforço, conforme adiantou, será complementado nos mês de setembro, com a formação de 1,1 mil soldados aprovados no último concurso público realizado pela corporação. “Com a inclusão desses novos policiais, será possível intensificar ainda mais esse trabalho preventivo nas ruas”, lembra.

Nenhum comentário: