segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pesquisa Fortiori/Jornal Opção: Marconi Sobe e Fica a 1 Ponto da Vitória no Primeiro Turno

a3
Com 49,5% das intenções de voto válidos, Marconi estaria a menos de 16 mil votos para vencer no 1º turno, caso as eleições fossem agora. Com nova variação negativa, Iris Rezende registra queda de 4% desde abril. Ronaldo Caiado inverte tendência de queda, volta a variar positivamente e mantém liderança folgada. Instituto ouviu eleitores sobre programas eleitorais: Marconi apresenta mais propostas e Iris é quem mais ataca. Dilma ainda lidera, mas Marina consegue empate técnico. Governo é aprovado por 49% e Marconi tem aprovação de 55% dos eleitores


Estimulada: Marconi tem 41%, contra 25% de Iris
a4Com 49,5% das intenções de votos válidos, o governador Mar­coni Perillo poderia definir a sua reeleição já no primeiro turno, caso as elei­ções fossem agora. Tecni­ca­mente, de acordo com a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, Marconi estaria entre 46,5% dos votos e 52,5%. Desde abril, o tucano ganhou 7%, sendo quatro pontos apenas no mês de agosto.
No mesmo período, Iris viu a vantagem de Marconi crescer de 5% em abril para os atuais 18,7%. Ele caiu de 36% para os atuais 30,8%. Vanderlan Car­doso e Antônio Gomide têm 9pontos cada um, enquanto Marta Ja­ne, Professor Wesley e Alexandre Magalhães atingiram, somados, 1,7%.

Votação projetada: definição no 1º turno ocorreria por menos de 16 mil intenções de votos válidos

a6
Por exatos 15.771 Marconi não asseguraria a vitória já no 1º turno se as eleições fossem agora, de acordo com a votação projetada do Jornal Opção. Neste cálculo, faz-se o caminho inverso da Justiça Eleitoral na apuração. Nas eleições, a Justiça Eleitoral transforma os votos nominais válidos em percentuais. Na votação projetada, utiliza-se os percentuais da pesquisa para encontrar as intenções de votos válidos, observando-se todas as médias ponderadas do instituto Fortiori, além do número oficial de eleitores registrados no Tribunal Regional Eleitoral, TRE, além do total de votos branco e nulos do pleito imediatamente anterior, 2010.

Assim, na votação projetada Marconi Perillo teria 1.561.197 intenções de votos válidos, 94.618 intenções a mais que no levantamento do início do mês. Com nova variação negativa, a quinta seguida desde abril, Iris Rezende teria agora 971.411 intenções de votos válidos. É a primeira vez que Iris aparece na votação projetada com menos de 1 milhão de intenções de votos válidos, e a vantagem de Marconi agora chega a 815 mil 214 intenções de votos válidos. Em relação ao início do mês, o peemedebista perdeu 44.155 intenções de votos válidos. Vanderlan e Gomide, que aparecem empatados, estão com 283.854 intenções de votos válidos.
a10

Nenhum comentário: