segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pesquisa Datafolha: Marina Dispara e Abre 10 Pontos de Dilma no 2º Turno

A nova pesquisa do Datafolha, divulgada na sexta-feira (29), revela que Marina Silva (PSB) ganhou 13 pontos desde o último levantamento do instituto, divulgado no dia 18 de agosto. Marina empatou no primeiro turno com a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT).

O levantamento encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo revela ainda que, no segundo turno, Marina ganharia de Dilma com diferença de dez pontos percentuais.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso significa que, se forem realizados cem levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos.

Na pesquisa do Datafolha, divulgada há 11 dias, Marina Silva, do PSB, tinha 21%. Agora, está com 34%. Considerando a margem de erro, Marina tem de 32% a 36%. Dilma Rousseff, do PT, tinha 36%. Agora, está com 34%. Com a margem de erro, Dilma tem de 32% a 36%. Dilma e Marina, portanto, estão empatadas.

Aécio Neves, do PSDB, tinha 20%. Agora, o índice caiu para 15%. Com a margem de erro, tem de 13% a 17%. Pastor Everaldo, do PSC, tinha 3% e agora tem 2%. Com a margem de erro, tem de 0% a 4%. Votos brancos e nulos somavam 8%. Agora, representam 7%.

Na pesquisa anterior, 9% não souberam ou não responderam e, agora, 7%. Zé Maria, do PSTU, Eduardo Jorge, do PV, Levy Fidélix, do PRTB, Mauro Iasi, do PCB, Luciana Genro, do PSOL, Rui Costa Pimenta, do PCO, e Eymael, do PSDC, não atingiram 1%.

SEGUNDO TURNO

O Datafolha também fez duas simulações para o segundo turno. Em uma delas, o instituto considera que Marina Silva é favorita, porque abriu dez pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff.

Na pesquisa anterior, Marina tinha 47%. Agora, tem 50%. Com a margem de erro, tem de 48% a 52%. Dilma tinha 43% e agora está com 40%. Com a margem de erro, tem de 38% a 42%.

Voos brancos e nulos somavam 6% e, agora, são 7%. Na pesquisa anterior, 4% não souberam ou não responderam e, agora, 3%.

Em uma possível disputa entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, Dilma tinha 47% e, agora, está com 48%. Com a margem de erro, tem de 46% a 50%. Aécio aparecia com 39% e, agora, está com 40%. Com a margem de erro, tem de 38%o a 42%.

Votos brancos e nulos somavam 9% e, agora, 9% de novo. Na pesquisa anterior, 5% não souberam ou não responderam e, agora, 4%.

O Datafolha não fez simulação de segundo turno entre Marina Silva e Aécio Neves.

Nenhum comentário: