terça-feira, 12 de agosto de 2014

"Pensava Que a Pior Coisa na Vida Era Acabar Só. Não é. A Pior Coisa é Acabar ao Lado de Pessoas Que o Fazem se Sentir Só" - Robin Williams

Definitivamente felicidade não está relacionado com dinheiro e fama. São diversos os casos de famosos e milionários que se envolve com drogas e terminam em clinica de tratamento e como o consagrado ator Robin Williams que foi encontrado morto em sua casa ontem na cidade de Tiburon, Califórnia, EUA. Segundo as primeiras informações o ator cometeu suicídio. Robin Williams era um dependente químico e lutou vários anos contra sua adicção. Álcool e cocaína. Dependência cruzada.

Williams foi internado algumas vezes, conseguiu ficar limpo por algum tempo, mas voltou a beber em 2003. Ultimamente, segundo afirmou em uma entrevista dada em 2010,estava frequentando Alcoólicos Anônimos ( AA).

O alcoól é, longe, a droga que mais desgraça provoca no mundo- só no Brasil são cerca de 20 milhões de dependentes. Por ser uma droga legal e aceita socialmente ( além de glamourizada pela poderosa indústria que a cerca ), é quase sempre a porta de entrada da juventude para o mundo da adição.

Proibir e reprimir não resolve nada, o melhor são campanhas preventivas e cuidar da melhor maneira possível dos dependentes- o que não é nada fácil e só funciona quando o mesmo aceita que é um doente e resolve procurar ajuda. Para agravar a situação, a maior parte das famílias, por uma série de fatores ( vergonha é um deles ), tende a esconder e também não aceitar que um dos seus é um doente, um adicto, um dependente químico. Não escondam o problema e procurem ajuda- a família também fica emocionalmente doente ao conviver com um alcoólatra, por exemplo. Ser um doente, ou conviver com um, não é motivo de vergonha.

Robin Williams era um suicida em potencial. Lutava contra um forte depressão e já havia afirmado em recente entrevista que: "Pensava que a pior coisa na vida era acabar só. Não é. A pior coisa é acabar ao lado de pessoas que o fazem se sentir só".

Robin Williams, foi rico e famoso, mas definitivamente pode-se dizer que não foi um homem feliz, mesmo tendo fama e dinheiro. No seu caso, o início de um vício, foi o começo do fim da sua vida!

Nenhum comentário: