sábado, 16 de agosto de 2014

Governador Marconi Perillo Participa da Missa de Muquém e Pede Orações Para Eduardo Campos


Ao lado da primeira-dama Valéria Perillo, o governador Marconi Perillo assistiu, na manhã desta sexta-feira (15), à missa solene da padroeira Nossa Senhora D`Abadia do Muquém, distrito de Niquelândia, celebração que encerrou a festa deste ano, a 226ª da história da romaria. No final da missa, Marconi puxou uma oração pela alma do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e das outras seis pessoas que morreram no trágico acidente de avião, dia 13, na cidade de Santos (SP).

Iniciada no último dia 5, a tradicional Romaria do Muquém reuniu mais de 20 mil pessoas no Santuário de Nossa Senhora D`Abadia para a missa concelebrada por Dom Messias Silveira dos Reis, bispo da Diocese de Uruaçu, e pelo reitor do Santuário, Oldemir Franzin, além de padres e demais religiosos da paróquia de Niquelândia.

“Participo da festa de Nossa Senhora D`Abadia há mais de 30 anos e não apenas em época de eleição. Não venho só como devoto, mas como alguém que procura ajudar a estruturar este distrito em benefício dessa grande manifestação religiosa. Ao longo dos anos, nos nossos governos, fomos responsáveis por todas as melhorias que aconteceram aqui para acolher bem os devotos e todos os romeiros”, declarou o governador durante entrevista coletiva à imprensa.

O Santuário, construído em 1809 e que, depois de várias reformas e ampliações, ganhou estrutura física para abrigar 22 mil pessoas, realiza a maior romaria mariana da região Centro-Oeste do Brasil. Por atrair um público superior a 500 mil pessoas nos dias da festa, o distrito, que conta com pouco mais de 600 habitantes, foi estruturado com obras do Governo do Estado que dão mais conforto aos fiéis.

Ao cumprimentar os romeiros no encerramento da missa solene, o governador destacou a determinação do governo em continuar a melhorar infraestrutura do distrito. Responsável pela instalação de caixa d`água com capacidade para 1 milhão de litros, reconstrução dos 45 quilômetros da rodovia que liga Niquelândia a Muquém, reformas do santuário e recapeamento das ruas, o governo do Estado irá trabalhar, a partir deste ano, na viabilização de um projeto que visa dotar o distrito de um moderno e funcional Complexo Turístico.

O assunto esteve na pauta do encontro de Marconi com Dom Messias Silveira, minutos antes da missa. “Tanto nós da igreja quanto o governo têm em mente esse projeto há algum tempo. Iniciamos uma primeira conversa e acreditamos que essa benfeitoria será realizada brevemente”, disse Dom Messias.

O projeto de um complexo que prevê, dentre outras obras, a construção de um anel viário, estruturas de hospedagens para os romeiros e melhorias na igreja, deverá ser elaborado pela reitoria do Santuário. “Ainda este ano vamos apresentar o nosso projeto. Se tudo correr bem, no ano que vem já poderemos ter algumas destas melhorias concretizadas”, salientou o bispo.

No encerramento de seu pronunciamento aos fiéis durante a missa solene, o governador prestou homenagem ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, candidato à presidência da República, falecido no último dia 13 durante acidente de avião. “Direcionemos nossas preces também a ele e a todos os que faleceram neste trágico acidente”, declarou.

Marconi encerrou pedindo preces para que “a política seja realizada em alto nível e em benefício da sociedade”.





Nenhum comentário: