quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Governador Marconi Contrata e Coloca Para Combater a Violência Em Goiânia Mais 568 Policiais


Os 568 policiais integrantes da 3ª Turma do Serviço de Interesse Militar Voluntário – SIMVE – aprovados em curso de formação e que tiveram o Estágio Operacional lançado nesta segunda-feira (4), na sede da Academia da Polícia Militar, receberam nesta terça-feira (5) as boas-vindas do governador Marconi Perillo.

Em cerimônia no pátio da Academia da PM, o governador exortou o desejo de ver os novos policiais nas ruas para garantir a segurança da sociedade. Os novos policiais atuarão em Goiânia e Região Metropolitana, direcionando suas ações em concordância com o Plano Estadual de Segurança Comunitária por Quadrantes.

O novo sistema, que vincula o policial ao bairro ou à região de sua atuação e aos resultados obtidos em sua área operacional, é uma experiência que o governador Marconi Perillo trouxe da Colômbia em abril do ano passado. “Esse método utilizado pela polícia colombiana conseguiu reduzir drasticamente os níveis de violência, principalmente na capital, Bogotá, e em Medelin. De lá nós trouxemos muitas experiências. Adotamos um planejamento em relação à chamada Policia de Quadrante que agora, com a formação de mais uma turma do SIMVE, vai entrar em operação para valer”, disse.

Os novos policiais vão atuar através da abordagem, com visitas a residências, estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais, igrejas e outros locais de grande aglomeração e na apreensão de armas e drogas. “Vão trabalhar muito próximos da sociedade. Esta é uma política que visa garantir preventivamente segurança e paz em Goiânia e região metropolitana num primeiro momento”, explicou o governador.

O reforço nos quadros da polícia militar será complementado em setembro com a formação de 1.100 soldados aprovados no último concurso público realizado pela corporação. Também eles terão uma atuação mais centralizada na capital e região metropolitana.

Durante entrevista à imprensa, ao final da solenidade, o governador Marconi Perillo lamentou o que chamou de “politização” da onda de crimes contra mulheres em Goiânia. “Os candidatos não deveriam brincar com o sentimento das pessoas, fazer demagogia, politicagem com assunto tão sério. Nós estamos levando o tema da segurança muito a sério, com ações concretas. As soluções são de médio e longo prazos. E elas estão sendo dadas porque nós começamos o planejamento há três anos e meio. Estamos colocando em ação o que há de mais moderno em práticas de combate ao crime”, declarou.

Ele lembrou que desde 2011 mais de seis mil homens e mulheres foram agregados às polícias do Estado ao mesmo tempo em que outros 10 mil policiais conseguiram promoções. “Tudo o que nós estamos fazendo está além do que podíamos fazer. Nós estamos avançando no orçamento da segurança mais do que em qualquer área”, salientou para, novamente, lamentar o comportamento de setores ligados à oposição em relação aos assassinatos de mulheres ocorridos na capital. “Hoje o que nós assistimos é até uma irresponsabilidade de muitos que procuram se aproveitar da dor, da dificuldade de muitas famílias para fazerem promessas vãs, demagógicas, politiqueiras e que todos sabem que não são exequíveis. Não existem mágicas para se resolver o problema”, afirmou.


Nenhum comentário: