domingo, 3 de agosto de 2014

Estudantes formam grupos de militância digital em apoio a Marconi


Idealizadora do projeto, Larissa Paiva enfatiza: "Precisamos de jovens politizados"

A estudante de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás Larissa Paiva, de 19 anos, montou uma frente de militância digital em favor da reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB) e vem chamando a atenção com uma maneira inovadora de se conectar. Acompanhada de um grupo de amigos, a goianiense se diz cansada da indiferença da sociedade, principalmente dos jovens, com relação às eleições e não esconde: "Alguns só se interessam por balada e futilidade. Política deveria ser prioridade nas nossas conversas".

Sem qualquer ligação com política, Larissa, que é filha de empresários, sempre acompanhou as eleições de perto e, após a onda de protestos de junho do ano passado, decidiu que era hora de se mobilizar. Criou grupos de discussões no Whatsapp, começou a reunir colegas de faculdade, amigos e até conhecidos virtuais para debater o atual cenário goiano e brasileiro. 

No começo do mês, ela procurou voluntariamente a equipe de campanha do governador Marconi Perillo (PSDB) para declarar apoio à reeleição do tucano. "A nossa decisão veio após analisarmos a realidade do Estado. Acreditamos que o governador é o nome mais bem preparado para o próximo mandato, tendo em vista a série de obras e investimentos que ele protagonizou nos últimos quatro anos", explicou a estudante. 

Para Larissa e o grupo #GO45, Marconi Perillo apresenta as melhores ideias e é o único que está verdadeiramente comprometido com o futuro do Estado. "Os outros candidatos têm pouca representatividade entre os jovens. Alguns estão desconectados da realidade e não acompanham o avanço da sociedade moderna. Um Estado como Goiás, que está em ascensão, não pode parar no tempo", relatou. 

O grupo vinha debatendo as propostas apresentadas pelos então pré-candidatos e, mesmo antes do início do período eleitoral, já havia decidido quem apoiar. "Mesmo com alguns membros ainda inseguros de qual decisão tomar, fomos capazes de persuadi-los e mostrar, através de dados concretos, que o melhor para Goiás seria o projeto encabeçado pela atual administração", afirmou Larissa.

Quando questionada sobre o porquê da criação do grupo e, ainda, sobre as razões de terem procurado a campanha do governador para declarar o apoio, a estudante explica: "Criamos o grupo para debater ideias e, acima de tudo, nos informar. Como o Whatsapp só permite no máximo 50 pessoas por grupos, encorajamos nossos membros a criarem outros e trazerem mais amigos para o projeto. Declarar apoio publicamente ao governador foi a nossa maneira de dizer que estamos vivos, ativos e trabalhando".

Trabalho

Larissa conta que o objetivo do projeto não é só convencer e angariar votos ao projeto escolhido pelo grupo. "O foco principal de nosso trabalho é justamente mostrar para os jovens, e também para a sociedade, que votar não é só uma obrigação, é um direito e o exercício máximo da democracia. Ser politizado é indispensável para o mundo em que vivemos. Infelizmente, o desinteresse é maior do que se imagina", lamenta ela. 


Outro ponto extremamente rechaçado pelos jovens do #GO45 é a bandeira do voto nulo ou branco. "Votar nulo ou branco não é voto de protesto. É votar equivocadamente. Só porque a pessoa acha que está se abstendo de escolher alguém não significa que alguém não será escolhido. Se você não vota, votam para você", reforça ela. E segue: "O que precisamos, hoje, não é virar anarquistas e 'acabar' com o Estado. Precisamos cobrar, fiscalizar e saber escolher os nossos representantes... A prova maior de que isso funciona são os protestos do ano passado".


Além do grupo de Whatsapp, Larissa e o grupo estão atuando em outras redes sociais. No Facebook ela reconhece que é mais difícil de trabalhar: "Com a enxurrada de baboseiras e informações falsas que circulam na rede fica um pouco complicado estabelecer debates saudáveis. Sem contar nos perfis fakes que estão ali só para bagunçar". Já em redes sociais como o Instagram, o grupo tem tido bons resultados com a utilização de imagens do governador e com o uso de hashtags, como #GO45 #TamoJunto45 #M45 #Marconi45 e #Mais4.

"Com as hashtags acabamos encontrando outros jovens de todo o Estado que também se identificam com o projeto do governador Marconi Perillo. Isso nos permite aumentar nosso círculo de amizades e, consequentemente, atingir mais e mais pessoas", comemora. Larissa afirma que não se importa com rótulos e críticas vindas de alguns colegas descrentes: "Nós conseguimos cavar um espaço para debate de ideias, saudável e sem baixarias. É disso que Goiás precisa... O mundo agradece", arremata




Nenhum comentário: