sábado, 16 de agosto de 2014

Divulgação de Pesquisa Serpes/O Popular Proibida

O juiz auxiliar da propaganda eleitoral, Rodrigo de Silveira concedeu liminar ontem proibindo a divulgação de pesquisa de intenção de voto realizada pelo instituto Serpes. A pesquisa estava com divulgação prevista para esse domingo no jornal O Popular e não poderá ser tornada pública sob pena de multa diária de R$ 20 mil.

O advogado Colemar de Moura, que representa a Coligação “Participação Popular”, do governadoriável Vanderlan Cardoso, representou contra a pesquisa alegando “comportamento tendencioso” na elaboração dos quesitos. No formulário que os pesquisadores utilizaram para realizar a pesquisa constava que em um eventual segundo turno das eleições somente dois nomes estariam na disputa: Iris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB), ignorando os demais candidatos.


“De fato, tem razão a Representante quando diz que ao citar apenas Marconi Perillo e Iris Rezende para o embate eleitoral no segundo turno fica subtendido que apenas os dois nominados candidatos possuem condições de alcançar esta etapa do pleito”, observou o magistrado em sua decisão.


O advogado Colemar Moura comento que desde o dia 10 de julho, data do registro das candidaturas é obrigatória a colocação dos nomes de todos os candidatos registrados nas pesquisas. “A lei determina até mesmo que os nomes desses candidatos sejam apresentados aos eleitores consultados, sob pena de macular a consulta”.


O juiz determinou ainda que seja utilizado o meio mais célere de notificar o instituto Serpes da decisão que proíbe a divulgação de sua pesquisa.

Com Informações do DM

Nenhum comentário: