quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Bate-Papo Online Com Marconi Supera Expectativas de Participação


Primeiro hangout com governador gerou 321 perguntas; 
foram abordados assuntos como segurança pública, saúde e transporte

O primeiro hangout realizado com o governador Marconi Perillo, candidato à reeleição pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás, surpreendeu pela participação dos internautas, que enviaram 321 perguntas pelas mídiasFacebook, Youtube e Twitter. Durante 30 minutos, Marconi respondeu aos questionamentos dos usuários, que abordaram assuntos como segurança pública, saúde, transporte público e programas voltados para a juventude, entre outros. Também foi grande a curiosidade a respeito de sua vida pessoal - o governador falou, por mais de uma vez, sobre sua família e rotina fora dos compromissos profissionais.

O hangout é uma ferramenta ainda pouco difundida, mas cada vez mais utilizada por políticos e organizações de grandes eventos. A ideia é colocar a personalidade em contato com usuários da web, ao vivo, em um bate-papo informal e descontraído. Essa foi a primeira experiência com o governador, que deve repeti-la em breve, com o objetivo de facilitar ainda mais a interação com os goianos. As próximas edições deverão ser temáticas e também poderão ser divididas por regiões do Estado. "Quero manter esse espaço na campanha, e no governo, se for reeleito", declarou, no ar.

Organização
Para colocar o link no ar, ao vivo, o trabalho envolveu uma equipe formada por oito pessoas, que coordenou parte técnica, ambiente, internet e apresentação das perguntas. Para democratizar a participação, os questionamentos foram selecionados levando em conta os temas que mais se repetiam. O local da transmissão não é fixo, dependendo da agenda do governador e disponibilidade técnica para colocar a mídia no ar.

Ainda antes do início da transmissão, pelo Youtube, o primeiro hangout do governador já registrava mais de 60 usuários online. Durante o bate-papo, houve pico de 247 usuários online, simultaneamente. Esse número supera, em mais que o dobro, a média de participação em hangouts de personalidades de perfil político, que é, em média, de 100 usuários online simultaneamente.

Os comentários a respeito do hangout realizado pelo governador Marconi Perillo, alcançaram, somente no Twitter, 170 mil perfis únicos. Se considerados os compartilhamentos, o impacto sobe para 393 mil perfis da rede. A medição é realizada por meio da ferramenta TweetReach.

Nenhum comentário: