terça-feira, 22 de julho de 2014

PMDB Se Arrepende de Aliança Com Caiado

A avaliação inicial do PMDB é de que a aliança com o deputado federal Ronaldo Caiado pudesse  acrescentar a campanha de Iris Rezende. Na prática isso não aconteceu. Caiado chegou sozinho e não levou para a campanha nenhuma liderança expressiva. Caiado Foi o único beneficiado com a aliança, pois ganhou palanque e visibilidade. Com seu jeito truculento de fazer campanha, chamou a atenção, deixou Iris em segundo plano, fazendo com que Iris Rezende perdesse 2% de acordo com as ultimas pesquisas.

Caiado nunca foi a primeira opção de Iris Rezende. Só foi convidado para a campanha porque o que íris imaginou que aconteceria deu errado. Primeiro Iris achou que saindo candidato, António Gomide,  desistiria da intenção de ser candidato a governador e aceitaria ser candidato a senador. Segundo, Iris imaginou que ao puxar o tapete de Friboi, este ficaria sem opção e teria que engolir a candidatura de vice. Com isso Iris teria a chapa ideal,  com palanque para a presidente Dilma Rousseff e dinheiro de Friboi para a campanha.

As coisas não aconteceram como Iris  imaginava. Gomide não desistiu da candidatura e Friboi pulou fora do barco. Restou a Iris partir para o plano B. Para ter tempo de TV foi obrigado a engolir Caiado, mas perdeu o palanque e discurso de apoio a candidatura de Dilma.

A esperança dos pemedebistas era de que Caiado pelo menos agregasse valor a chapa. Isso na prática não aconteceu e já existe quem defenda dentro do PMDB um campanha descolada de Caiado. A avaliação é que com a imagem colada em Caiado, Iris tem mais a perder do que a ganhar. Caiado não somou pontos a Iris e por outro lado desidratou o candidato do PMDB junto ao eleitorado da presidente.

 A cúpula pemedebista está preocupada com a desidratação da candidatura de Iris Rezende. Sem o dinheiro de Friboi para a campanha,  vários candidatos a deputados estaduais e federais desistiram da candidatura. Dentro do PMDB são muitas as reclamações  de privilégios as candidaturas de Iris Araújo e Daniel Vilela. A insatisfação de alguns candidatos já não tem como ser escondidas.

A alternativa encontrada para tentar amenizar o desconforto com a presença de Caiado no palanque é o enquadramento de Caiado, fazendo com que ele aceite a defesa da candidatura de Dilma no palanque do PMDB, ou como defende a maioria, que Caiado faça campanha solteira. 

Sem a presença de Caiado no palanque, Iris e os demais candidatos ficariam a vontade para defender a candidata de Dilma Rousseff.

Essa é a idéia dominante no PMDB no momento para tentar uma histórica derrota já no primeiro turno. 

Caiado deverá fazer campanha com equipe própria para um lado e Iris para outro. O problema é como separar os discursos nos programas eleitorais com o inicio da propaganda política no rádio e na TV.

Iris Rezende acabou ficando na chamada sinuca de bico. Se correr  o bicho pega, se ficar o bicho come!





Nenhum comentário: