domingo, 6 de abril de 2014

Nasa Diz Que Há Possibilidade de Vida em Lua de Saturno

Reprodução / Nasa

Um estudo revelou que existe água em uma das luas de Saturno, fato que para muitos pesquisadores é um indicador da existência de vida. A pesquisa foi publicada na quinta-feira, 03, na revista Science. A água se concentraria em um oceano subterrâneo, localizado entre 30 km e 40 km abaixo da superfície da lua chamada de Encélado.
Reprodução / Nasa

A existência do lago já vinha sendo discutida entre os estudiosos desde 2005, quando uma sonda, a Cassini da Agência Espacial Americana (Nasa), fotografou vapor de água saindo pela superfície do local. A comprovação da existência do lago é apenas através de estudos de variações no campo magnético da lua coletadas através de sobrevoos da sonda aproximados a menos de 100 quilômetros da superfície. 
Reprodução / Nasa
Reprodução / Nasa

Com a existência de água em forma líquida, os cientistas acreditam que possa haver vida no local. Na hipótese levantada pelos pesquisadores, é possível que haja pelo menos vida microbiana nestas águas. Eles levantaram essa sugestão hipotética com base em comparações com os oceanos e lagos terrestres.
O oceano subterrâneo encontrado em Encélado, teria um volume de água de cerca de 12 mil km³, o mesmo do Lago Superior na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá.
   
DIVANIA RODRIGUES
Fonte: DM

Nenhum comentário: