quinta-feira, 3 de abril de 2014

Libertadores: Botafogo Foi Derrotado e Grêmio Consegue a Classificação


Grêmio e Botafogo entraram em campo nesta quarta-feira já de olho nas oitavas de final da Copa Libertadores, enquanto o Flamengo tentava manter-se vivo na competição. Tricolor e Rubro-Negro festejaram muito. O Grêmio bateu o Atlético Nacional, em Medellín, por 2 a 0, e garantiu seu lugar. Enquanto isto, o Fla venceu o Emelec por 2 a 1 com um gol de Paulinho aos 47 minutos do segundo tempo. O Bota, por sua vez, foi surpreendido pelo Unión Española no Maracanã, por 1 a 0. Os dois cariocas, agora, precisarão decidir sua sorte na última rodada. Confira como foram os jogos desta quarta-feira.

Derrota e preocupação

No primeiro jogo da noite, o Botafogo recebeu o Unión Española precisando de apenas um empate para garantir seu lugar nas oitavas de final. Durante todo o primeiro tempo e a metade inicial da segunda etapa, o Alvinegro foi soberano em campo, pressionando a equipe chilena e levando perigo em várias ocasiões para o goleiro Diego Sanchez.

Com Jorge Wagner comandando a armação de jogadas, o time da casa teve boas chances com chutes Nicolas Lodeiro e cruzamentos na área. A melhor oportunidade veio aos seis minutos do segundo tempo, quando Henrique ficou cara a cara com Diego Sanchez, mas chutou em cima do goleiro. 

O Unión Española raramente jogava-se ao ataque, mas foi recompensado com um lançamento na direita para Sebastian Jaime, que foi derrubado por Julio Cesar dentro da área. Gustavo Canales cobrou e balançou as redes, sem chances para Jefferson. Após o gol, o Botafogo não conseguiu mais organizar o ataque. O clube chileno administrou a vitória e garantiu sua vaga nas oitavas de final.

O Alvinegro, agora, vai decidir seu futuro em na casa do San Lorenzo, na próxima quarta-feira. O clube carioca precisa de pelo menos um empate. Caso saia derrotado, quem avança é o time argentino. 

Drama até o fim

Em Guayaquil, o Flamengo não demorou a sair na frente. Em um cruzamento da esquerda, Cristian Nasuti colocou a mão na bola dentro da área. Aos oito minutos, Alecsandro cobrou o pênalti sem bobear. A vantagem se manteve durante toda a primeira etapa, e o Emelec, mesmo com mais posse de bola, criou poucas chances. O Rubro-Negro, por sua vez, levava perigo nos contra-ataques.

Na segunda etapa, porém, o time da casa foi ao ataque com mais força, quase sempre com Marcos Caicedo pela ponta esquerda, aproveitando-se do zagueiro Welinton, escalado de forma improvisada na lateral. A pressão deu certo. Aos 20, Caicedo roubou bola de Recife e foi derrubado na área por Welinton. Denis Stracqualursi, então, acertou a penalidade e empatou o jogo: 1 a 1.

Foi aí que começou o drama rubro-negro. O Emelec continuou no ataque, e mais um gol significaria a eliminação do Fla. A entrada de Negueba, contudo, mudou o panorama, e o clube carioca passou a armar algumas jogadas de perigo. Na última delas, o gol. Negueba lançou e achou Paulinho solto na entrada da área. Um chute cruzado selou a vitória rubro-negra: 2 a 1.

O Flamengo agora precisa derrotar o León no Maracanã, na próxima quarta-feira, para avançar às oitavas. 

Vaga na mão

Em Medellín, Atlético Nacional e Grêmio disputavam a liderança do grupo. O time da casa comandou as ações no primeiro tempo, mesmo sem levar tanto perigo ao gol de Marcelo Grohe. Com o empate persistindo até o intervalo, a partida foi mais aberta na segunda etapa. Melhor para o Grêmio, que abriu o placar aos sete minutos: Luan lançou Ramiro, que cruzou rasteiro. Dudu recebeu no segundo pau livre e completou, sem chance para o goleiro Franco Armani: 1 a 0.

Com as entradas dos atacantes Orlando Berrio e Jefferson Duque, o Nacional saiu ainda mais para o ataque. Aos 20, Duque quase marcou de cabeça após falta levantada por Edwin Cardona. Dois minutos mais tarde, Marcelo Grohe fez excepcional defesa em chutaço de Sherman Cardenas da entrada da área.

No pior momento da pressão, veio o alívio. Oscar Murillo falhou, e Barcos entrou livre, tendo apenas o trabalho de encobrir Armani. O time da casa seguiu atacando, mas sem sucesso. O Grêmio chegou aos 11 pontos e já saiu do gramado festejando a vaga nas oitavas de final.

Nenhum comentário: