sexta-feira, 11 de abril de 2014

Governo Propõe Pacto Pela Melhoria do Transporte Coletivo na Região Metropolitana de Goiânia

O governo do Estado propôs um pacto pela melhoria do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia. Em reunião no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico, com a participação de 12 dos 18 prefeitos da Grande Goiânia, representantes do Fórum Empresarial e do Setransp, o governador Marconi Perillo anunciou que o Estado bancará, de 1º de maio próximo a 1º de janeiro de 2015, 50% das gratuidades a idosos e portadores de necessidades especiais, na rede metropolitana de transporte, e que vai representar um custo mensal para do Estado de aporte de R$ 4,2 milhões.

Durante a reunião, que contou com a participação, dentre outros, dos prefeitos Paulo Garcia (Goiânia), Maguito Vilela (Aparecida de Goiânia) e Jânio Darrot (Trindade) –, Marconi apresentou um conjunto de demandas que já são assumidas pelo Estado, com objetivo de colaborar com o transporte na Grande Goiânia: subsídio de 50% da tarifa no Eixo-Anhanguera, ao custo de R$ 4,5 milhões mensais; Passe Livre Estudantil; subsídio para tarifa de municípios da região e isenção total de ICMS dos combustíveis para as empresas que atuam no transporte coletivo.

Em entrevista coletiva, logo após a reunião, Marconi disse ter cobrado investimentos no sistema. “A exigência que fiz ao Setransp, como contrapartida, é que a entidade envie ao governador e aos prefeitos, imediatamente, uma carta de intenções com compromissos sólidos, objetivos, em relação à compra de ônibus novos e melhoria do sistema de maneira geral”, disse o governador.

Marconi ressaltou que o governo do Estado faz sua parte, para não deixar que h aja aumento da tarifa. “Estamos fazendo todos os esforços para que não haja ônus para o bolso do trabalhador”, afirmou o governador, ao ressaltar que o modelo que deverá ser analisado pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CMDCT), no que diz respeito aos 50% restantes dos subsídios da gratuidade, levará em conta a questão da quantidade de usuários do sistema por município.

Marconi encerrou a entrevista dizendo que, da parte do governo, sempre houve “total boa vontade” para que o assunto fosse resolvido.

Participaram também da reunião o vice-governador José Eliton Júnior, o secretário de Infraestrutura, Cidades e Região Metropolitana, João Balestra, presidente da Fecomércio, José Evaristo dos Santos, presidente da CMTC, Patrícia Veras, técnicos do governo e secretários municipais das cidades envolvidas.


Nenhum comentário: