domingo, 20 de abril de 2014

GO CUP: Sporting de Portugal e Boca Júniors São os Grandes Campeões Mundiais das Categorias de Base


Terminou neste sábado a GO CUP, o campeonato mundial de categoria de base que foi realizado em Goiânia e Aparecida de Goiânia. A competição reunião equipes 240 equipes e 3.500 jogadores entre 8 e 11 anos do mundo inteiro. 




A competição serviu para mostrar que o futebol brasileiro está em decadência na suas escolinhas e que o país não é mais um celeiro de craques como outrora. Embora estivesse em maior número de equipes, o futebol brasileiro não conseguiu chegar nas decisões das duas principais categorias: sub 11 e sub 12.

Sporting campeão do Sub 11
Escolinha do Grêmio Aprendizado Importante
Na principal categoria, sub 12, o campeão foi o Boca Juniors da Argentina que na final derrotou o Colo-Colo do Chile. Já na categoria sub 11 as equipes de Portugal deram aula de futebol e Benfica e Sporting fizeram a grande decisão  com vitória do Sporting nas penalidades.

Destaque ainda para participação do Kashima do Japão, Atlético de Madrid da Espanha e do Shaktar da Ucrânia, que mostraram que estão na frente do futebol brasileiro em suas escolas de futebol.

Nenhuma time goiano conseguiu chegar a final das demais categorias. No sub 10 a final foi entre Rio Futebol e Grêmio e no sub 9, Vasco e Planeta Bola, também do Rio de Janeiro.

O evento foi mal explorado pela mídia local e nacional. Foi mal aproveitada também pela organização do evento que cometeu erros infantis na organização que precisarão ser corrigidos para a próxima edição. O principal deles foi a não confecção de credenciais para todos os atletas e falta de conferencia na assinatura da súmula, o que possibilitou a atuação de atletas com idades superior a categoria que era disputada. 

 A GO CUP é uma competição internacional de alto nível e que voltará a ser realizada em Goiás no próximo ano.

As falhas que aconteceram deverão ser corrigidas e o evento é realmente uma copa do mundo, não só para as crianças, mas também para os pais e familiares.

Um comentário:

Unknown disse...

Parece que havia uma categoria de 8 anos, não é isso ? essa categoria os gringos foram campeões ?